Editorias / Mudanças Climáticas
HOME | Notícias | De A a Z: Consequências das mudanças climáticas que marcaram o ano

Mudanças Climáticas

14 de Dezembro de 2009

 

De A a Z: Consequências das mudanças climáticas que marcaram o ano

mudancas-climaticas.jpg
Algumas consequências das mudanças climáticas já podem ser sentidas / Foto: ClimaTempo

Tempestades, derretimento de geleiras, aumento do nível dos mares e altas temperaturas. Uma verdadeira enxurrada de consequências estão sendo previstas caso o cenário de mudanças climáticas não seja estabilizado.

Baseado em artigos e notícias publicadas ao longo do ano de 2009, o Center of America Progress Action Fund listou de A a Z diferentes cidades, países e regiões que já sofrerem ou ainda irão ser impactados por uma série de eventos climáticos.

Saiba que lugares são esses e como são afetados. Para ter mais informações, clique no nome da cidade ou país para acessar a notícia correspondente (em inglês).


A
A parte leste da Antártida, antes muito estável, agora está perdendo gelo.

B
A Bolívia precisa de US$ 1 bilhão, nos próximos sete anos, para construir reservatórios de água, já que as geleiras que seguram o abastecimento do país estão diminuindo rapidamente.

C
As tartarugas marinhas que desovam nas praias de Leatherback, na Costa Rica, estão ameaçadas de extinção devido aumento da temperatura e elevação dos mares.

D
A Dinamarca, junto aos Estados Unidos, Noruega, Canadá e Rússia, identificaram as alterações climáticas como "a mais importante ameaça em longo prazo" para a existência dos ursos polares.

E
O rápido aquecimento da região montanhosa da Etiópia está dificultando até mesmo o treino de atletas locais que afirmaram que “às 9 horas da manhã já estava muito quente”.

F
Observando as inundações sem precedentes que aconteceram este ano em Fiji, o primeiro-ministro Comodoro Bainimarama advertiu recentemente que a subida dos mares não afeta apenas as economias das ilhas, mas coloca em dúvida a própria existência da nação.

G
Este ano, a Grécia sofreu com uma “tempestade de incêndios” florestais, que se propagaram pela cidade devido ao extremo verão que chegou com ondas de calor e com o aumento de condições mais secas.

H
O aquecimento global tem alimentado furacões, a pobreza intensa e o desmatamento generalizado, que se combinam para formar uma “tempestade de desastres” no Haiti.

I
Na Indonésia, as turfas da região tem contribuído com secas e queimas.

J
A chegada cada vez mais precoce de flores de cerejeira no Japão reflete o aumento das temperaturas globais e fazem com que este importante elemento da cultura japonesa fique ameaçado.

K
As secas mais frequentes e mais graves que estão matando os elefantes provavelmente irão provocar ainda mais conflitos nas terras áridas do nordeste do Kenya (nome original da região do Quênia).

L
As ocorrências de incêndios nas florestas de cedro do Líbano aumentaram de maneira considerável nos últimos anos.

M
"Se as coisas ocorrerem como de costume nas grandes negociações, não vamos viver, vamos morrer", disse o presidente Mohammad Nasheed das Maldivas, durante a Assembleia Geral da ONU. "Nosso país não vai existir", afirmou.

N
Os ministros do Nepal realizaram o mais alto encontro, que aconteceu no Monte Everest, para debater o rápido aumento das temperaturas que vem causando o derretimento da camada de gelo e neve sobre as montanhas.

O
Mais de 50% da população que vive em zonas costeiras em Omã, na Arábia, está vulnerável à elevação dos mares, mas em compensação o abastecimento de peridotito (formação rochosa) na região pode ajudar a sequestrar as emissões de dióxido de carbono.

P
As grandes inundações que mataram centenas de pessoas nas Philipinas (Filipinas em inglês) no último verão estão se tornando normais.

Q
A região embebida em petróleo de Catar (ou Qatar) emite 60 toneladas de dióxido de carbono por pessoa, mais do que qualquer outra nação na Terra.

R
Inundações e surtos de malária devido ao aquecimento global, desmatamentos e condições insalubres devastaram Ruanda, na África, na década passada.

S
Os habitantes das aldeias alpinas da Fieschertal Fiesch, na Suíça, pediram ao Papa que abençoasse as suas orações para a restauração das geleiras da sua nação, que decresceu 12% na última década.

T
Recém-descobertas, as espécies exóticas encontradas na Tailândia são especialmente vulneráveis às alterações climáticas e, mesmo que em pouco número, tendem a diminuir ainda mais a sua população.

U
A agricultura dos Estados Unidos (USA) tem sido assolada este ano por secas catastróficas no Texas e na Califórnia, por ondas de calor na Louisiana e Nebraska, tempestades em toda a Planície Alta e Centro-Oeste, inundações em Dakota do Norte e Minnesota e chuvas torrenciais em Illinois e Geórgia.

V
As vésperas da conferência de Copenhague, o Papa Benetito XVI, no Vaticano, aconselhou a "todas as pessoas de boa fé a respeitar as leis estabelecidas por Deus na natureza e redescobrir a dimensão moral da vida humana”.

W
Oceanos, o aquecimento e o aumento do nível do mar ameaçam os recifes de coral das ilhas remotas de Wallis e Futuna, na Polinésia.

X
Os descendentes dos nômade Kublai Khan na Mongólia, emXanadu, estão sendo expulsos da pastagem, na tentativa do governo chinês de combater a desertificação da região.

Y
Sana, capital do Iêmen (ou Yemen), pode ser a primeira capital do mundo a ter a escassez total de água, já que a seca e uso excessivo vem diminuindo a sua oferta.

Z
Na fronteira da Zâmbia e Zimbábue, o fluxo de Victoria Falls (lagos artificiais da região) é muito abaixo da média, assim como o Rio Zambeze, que apresenta redução devido as altas na temperatura e secas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital