Editorias / Água
HOME | Notícias | ONU destaca a purificação do recurso natural

Água

22 de Março de 2010

 

ONU destaca a purificação do recurso natural

agua-1.jpg
Guiando atividades e iniciativas em diferentes partes do planeta, a escolha dos assuntos é fundamental para despertar na sociedade um olhar mais crítico / Fotos: ONU

Há 15 anos, durante o Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a atenção da população mundial para problemáticas relacionados ao tema água. Em 2010, o assunto é  “Água limpa para um mundo saudável”. 

Com atividades e iniciativas em diferentes partes do planeta, a escolha dos assuntos é fundamental para despertar na sociedade um olhar mais crítico e atencioso em relação à água e suas questões. Ao longo de quase duas décadas de mobilização, diversos assuntos foram colocados em pauta, buscando disseminar conhecimento entre as pessoas e estimular ações de conservação.

Nesta retrospectiva, relembre o que já foi abordado pela ONU durante os 16 anos de comemorações da data.

2009: Água nas fronteiras

2009.jpgNo último ano da data, o tema escolhido foi "Compartilhando Água - Companheiros de Oportunidades". O foco da celebração foi colocado sob as águas que estavam situadas em locais de fronteiras. O tema teve como objetivo estimular a construção do respeito mútuo, compreensão e confiança entre os países na promoção da paz, da segurança, do crescimento econômico sustentável e na gestão do recurso.

2008: Saneamento

2008.jpgEm 2008, o Dia Mundial da Água coincidiu com o Ano Internacional do Saneamento, e desafiou a celebração a estimular uma ação conjunta, envolvendo os temas que já estavam diretamente relacionados. Com dados alarmantes, como a morte de uma criança a cada 20 segundos decorrente das condições de saneamento, o tema mobilizou importantes nomes mundiais, como Willem-Alexander, príncipe de Orange.

2007: Escassez

2007.jpgO crescente problema da escassez de água foi o tema do ano de 2007. O tema destacou a crescente escassez de água no mundo e a necessidade de maior integração e cooperação para assegurar a gestão sustentável, eficiente e equitativa dos recursos hídricos. As ações do dia contaram com iniciativas em nível internacional, como local, pontuando a realidade das menores até as maiores situações de escassez.

2006: Água e Cultura

2006.jpgO tema de 2006 chamou a atenção para o fato de que há tantas maneiras de ver, usar, e celebrar a água como existem tradições culturais em todo o mundo. Sagrada, a água está no centro de muitas religiões e é utilizada em diversos ritos e cerimônias, da mesma forma que esta na arte por séculos - na música, pintura, escrita, cinema – além de ser um fator essencial em muitos esforços científicos.

2005: Água para a vida

2005.jpgO ano de 2005 foi marcado pelo início da “Década Internacional da Ação Água para a Vida", e a data de celebração do Dia da Água não poderia estar de fora. Dando enfoque especial ao recurso, ações e discussões foram permeadas pelo tema, que tinha como objetivo estimular a criação de metas e esforços para garantir a conservação do bem e a concretização dos Objetivos do Milênio relacionados ao tema.

2004: Água e desastres

2004.jpg A mensagem do dia foi: recursos de tempo, clima e água podem ter um impacto devastador no desenvolvimento socioeconômico e no bem-estar da humanidade. Avaliando as causas e consequências de desastres naturais, a data buscou monitorar esses eventos e alertar a população sobre as precauções cabíveis.

2003: Água para o futuro

2003.jpg Água para o Futuro foi o tema do Dia Mundial da Água 2003. O chamado foi para que cada pessoa pensasse melhor sobre a qualidade da água doce disponível para as gerações futuras. Isto é essencial se quisermos atingir um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: a redução pela metade, até 2015, do número de pessoas que vivem sem água potável e saneamento básico.

2002: Água para o desenvolvimento

2002-1.jpgÁgua para o Desenvolvimento foi o tema para 2002. A Agência Internacional de Energia Atômica foi a agência das Nações Unidas que assumiu a coordenação. O estado de deterioração dos recursos hídricos em muitas partes do globo e o planejamento da gestão dos recursos integrados à água foram alguns aspectos relacionados ao tema que foram abordados em discussões e ações.

2001: Água e saúde

2001.jpg Sob o tema Água e Saúde, a mensagem para o dia foi: "São necessários esforços concretos para fornecer água potável e melhorar a saúde, bem como para aumentar a conscientização em todo o mundo dos problemas e das soluções. 22 de março é uma ocasião única de lembrar a todos que as soluções são possíveis". A data também contou com um site para interagir melhor com a população mundial.

2000: Água para o século 21

2000-1.jpg "A disponibilidade e a qualidade da água estão cada vez mais sob pressão. Mesmo que as condições se mantivessem constantes para o futuro próximo, grande parte do mundo se encontraria em um estado de crise da água”. O discursso de Wim Kok, primeiro-ministro da Holanda, deu as boas-vindas às comemorações da data da água, que teve como tema “Água para o Século 21”.

1999: Inundações

1999.jpg Inundação excessiva de grandes rios do mundo em 1998 resultaram em milhares de mortes e causou danos enormes na China, Bangladesh e Índia. Essas alterações não eram apenas o resultado de chuvas excessivas, mas também da interferência do homem nas bacias hidrográficas. Estas tragédias fizeram o ano de 99 um momento de reflexão sobre o coletivo e a natureza.

1998: Lençóis freáticos - O recurso invisível

1998.jpg Procurando ampliar a discussão sobre a "água invísivel", a quinta comemoração do Dia Mundial da Água trouxe às vistas mundiais a importância deste tesouro que fica embaixo da terra. A UNICEF e a Divisão das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais (UNDESA na sigla em inglês), assumiram a liderança da organização de eventos e ações que levavam a bandeira da comemoração.

1997: A água do mundo é suficiente?

1997.jpgNeste ano, a questão levada para a população foi: “A água é um requisito básico para toda a vida, mas os recursos hídricos estão enfrentando demandas cada vez maiores, e a concorrência entre os usuários não para de crescer, Será suficiente a água existente no planeta?” Ainda hoje, a dúvida e a preocupação com a preservação do recurso são questões que permeiam discussões e debates.

1996: Água para cidades que têm sede

1996.jpgO terceiro dia anual da água foi comemorado em 22 de março de 1996, com o tema Água para as Cidades que têm Sede. Ele enfatizou a crescente crise da água enfrentada pelas cidades de todo o mundo, que ameaça a sustentabilidade do seu desenvolvimento econômico, além de afetar diretamente a sociedade.

1995: As mulheres e a água

1995.jpgO destaque internacional para o data da água foi o tema "Mulheres e Água". Dentre as diversas ações e atividade promovidas pelo Departamento de Água das Nações Unidas, dois subtemas foram escolhidos para guiar a campanha: a poluição da água e a degradação ambiental.

1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é um trabalho de todos

1994.jpgO tema do Dia Mundial da Água 1994 foi "Cuidar de nossos recursos hídricos é um trabalho de todo”. Iniciando as atividades relacionadas à celebração, o tema procurou conscientizar a população da importância da ação de todos na conservação do recurso. Mostrando que cada um poderia fazer a sua parte, a comemoração seria a primeira das mais de 15 que ainda se seguiriam.

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital