Editorias / Turismo Sustentável
HOME | Notícias | Dia Mundial do Turismo relembra a importância do turismo sustentável

Turismo Sustentável

30 de Setembro de 2010

Leia Também
 

Dia Mundial do Turismo relembra a importância do turismo sustentável

ecoturismo-capa
Dia Mundial do Turismo chama atenção para a biodiversidade/Foto: Chema Escarcega

No dia 27 de setembro a Organização Mundial do Turismo (OMT) comemorou o Dia Mundial do Turismo na cidade de Guangdong, na China, sob a temática "Turismo e Biodiversidade". O evento teve o objetivo de discutir a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento do turismo.

No encontro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o diretor do Programa de Turismo Sustentável da OMT, Luigi Cabrini, aproveitaram a oportunidade para divulgar o turismo sustentável como um meio de despertar a consciência pública para a preservação da biodiversidade.

Entretanto, em debate sobre formas de proteção da natureza em atividades turísticas, a própria OMT divulgou um dado de advertência: cerca de 5% das emissões planetárias de dióxido de carbono em 2009 foram decorrentes do setor de turismo, grande porque mais de 440 milhões de turistas chegaram a seus destinos por aviões.

Princípios do turismo sustentável

O meio de transporte usado para chegar ao ponto de turismo é um dos princípios que devem ser observados quanto a sustentabilidade da viagem. Além disso, para manter uma postura socioambientalmente correta é preciso que o turista respeite a cultura e o povo local, mantenha atitudes ambientais quanto ao consumo e descarte de lixo, e valorize o ecoturismo.

A viagem deve ser pensada sob os três pilares do desenvolvimento sustentável: fomento da economia, respeito à sociedade e preservação do meio ambiente.

França, um país exemplo

Em 2002, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) firmou um acordo com sete países para divulgá-los como exemplos de consumo e produção sustentáveis. Como a França possui grande experiência com o turismo, o país foi escolhido para servir de líder para ações em prol do turismo sustentável.

O Brasil também tem investido no setor. Com perspectivas para 2014, o país iniciou medidas para realizar a primeira Copa do Mundo sustentável. No final de abril, dia 29, os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do Turismo, Orlando Silva, assinaram um acordo de cooperação para facilitar e mediar as relações entre os criadores de empreendimentos prioritários e os responsáveis pelo licenciamento ambiental.

Outras ações para a Copa 2014 que já foram iniciadas são: qualificação de profissionais de turismo; um plano para a ampliar o mercado de produtos orgânicos; e discussões para um plano de mobilidade sustentável, iniciadas no Fórum Urbano Mundial.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital