Editorias / Energia
HOME | Notícias | Diferença de temperatura em mares havaianos gera energia limpa, dizem pesquisadores

Energia

06 de Agosto de 2010

 

Diferença de temperatura em mares havaianos gera energia limpa, dizem pesquisadores

mar-capa.jpg
Mares havaianos podem gerar energia, segundo pesquisadores/Foto: tati_roza

Os famosos mares havaianos aproveitados por surfistas de todo o mundo, podem ser o local ideal para uma experiência extração de energia renovável, de acordo com pesquisadores da Universidade do Havaí em Manoa. A chamada Conversão de Energia Termal dos Oceanos (OTEC) utiliza a diferença da temperatura do clima típico das ilhas havaianas em grandes porções de água para girar turbinas, criando uma constante fonte de energia renovável.

A tecnologia vem sendo estudada em plantas ao longo de meio século, entretanto, a utilizada em oceanos mostrou-se mais eficiente: os resultados da experiência nos oceanos gerou cerca de 15% a mais de energia.

otec.jpg
O que gera energia é a diferença de temperatura característica do local

O processo é simples: um motor térmico é colocado entre a água quente recolhida da superfície do oceano e água fria bombeada do fundo do mar. Então, o calor do reservatório encontra com a temperatura fria gerando energia que pode girar turbinas e produzir eletricidade. Quanto maior a diferença de temperatura, mais eletricidade.

Esta diferença de temperatura é típica das ilhas havaianas. Entre o lado este e oeste das ilhas existe pelo menos um grau Celsius de diferença, o que gera potência extra para tornar o processo OTEC bastante eficiente para uso comum na região, ou para outros locais com diferenças de temperatura similar.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital