Editorias / Biodiversidade
HOME | Notícias | Disponível on-line lista com mais de 40 mil espécies de plantas brasileiras

Biodiversidade

23 de Junho de 2010

Leia Também
 

Disponível on-line lista com mais de 40 mil espécies de plantas brasileiras

vitoria_regia
Flor da Vitória Régia, planta de referência da Amazônia/Foto: thiagopintonogueira

O Ministério do Meio Ambiente disponibilizou on-line uma lista das espécies conhecidas de plantas brasileiras. São mais de 40 mil entre fungos, algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

A relação faz parte de uma série de compromissos ratificados na Convenção sobre a Diversidade Biológica, dentre eles a implementação da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC).

O objetivo do tratado assinado na convenção é promover o conhecimento e impulsionar ações de preservação das plantas em todo o mundo.

Para isso, foi preciso mais de 400 taxonomistas (especialistas em classificar, descrever e identificar seres vivos). Eles trabalharam em uma base de dados única e geraram mais de 94 mil táxons, entre nomes aceitos e sinônimos.

A intenção é que a lista seja dinâmica e atualizada periodicamente, para incluir novas espécies e mudanças taxonômicas ao longo do tempo.

O Ministério do Meio Ambiente e os realizadores do projeto contaram com a ajuda de isntituições e pesquisadores que enviaram dados, muitos ainda inéditos, para compor a base de dados inicial do sistema.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital