Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Notícias | EcoD Básico: Reciclagem de óleo

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

08 de Setembro de 2010

 

EcoD Básico: Reciclagem de óleo

 reciclagemoleo-capa.jpg
Óleo de cozinha pode ter nova serventia após o preparo dos alimentos/Foto: Apreche

O que você faz com o óleo de cozinha após fritar seus alimentos? Muita gente ainda joga esse material no ralo da pia, sem saber dos riscos que isso representa para o meio ambiente e para os cofres públicos das cidades. A receita para solucionar o problema pode ser bastante simples: reciclá-lo.

O que são os óleos e gorduras

Essas substâncias insolúveis podem ser de origem animal ou vegetal. O óleo vegetal, que é o que dá origem aos óleos de cozinha, é obtido de várias plantas ou sementes, como o buriti, mamona, soja, canola, girassol, milho, etc.

Sua constituição química é composta por triglicerídeos, que são formados da condensação entre glicerol e ácidos graxos. O que difere a gordura do óleo é o seu estado físico, já que a gordura é sólida e o óleo é líquido - ambos a uma temperatura de até 20°C.

Perigos para o meio ambiente e cidades

Quando despejado diretamente no ralo da pia ou jogado em lixo comum, o óleo polui córregos, riachos, rios e o solo, além de entupir as tubulações e danificar o encanamento do sistema de esgoto da cidade. Quando isso acontece, é necessário utilizar produtos químicos tóxicos para solucionar o problema, o que causa ainda mais danos ambientais e prejuízo aos cofres públicos.

Caso não exista um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas. Com isso, impede a passagem de luz na água, retardando o crescimento vegetal, impedindo a transferência de oxigênio, interferindo no fluxo de água e impedindo a vida nestes ecossistemas.

Já o óleo que acaba nos lixões ou que segue junto com a água dos rios e se acumula em suas margens é responsável pela impermeabilização do solo, impedindo que a água se infiltre e agravando o problema das enchentes.

Ao desembocar no mar, a água poluída pelo óleo ainda gera uma reação química que libera gás metano. O mesmo acontece quando a substância entra em processo de decomposição.

Faça sua parte

Mesmo que você não queira ou não possa reciclar o óleo em casa, ainda é possível fazer a sua parte e evitar que esse material seja descartado inadequadamente. Basta armazenar a sobra da fritura em uma garrafa PET limpa e entregar em um posto de coleta para que seja reciclado corretamente.

Confira onde doar seu óleo de cozinha:

O grupo possui postos de coleta em diversas cidades do Brasil nos mercados Pão de Açúcar e Compre Bem. Nas 20 lojas da rede CompreBem, a iniciativa garantiu a destinação adequada para mais de 20 mil litros de óleo desde o início do programa, em 2008. Todo óleo arrecadado é direcionado para a produção de biocombustível.

Basta levar o óleo até uma das lojas e deixá-lo no local indicado para que siga para a reciclagem. Veja aqui os postos de coleta em todo o Brasil. 

Possui pontos de coleta espalhados por diversas cidades de São Paulo. Clique aqui para localizar um posto mais próximo.

  • Walmart e Bompreço

O Bompreço tem pontos de coletas de óleo de cozinha em algumas lojas da rede. Ligue para a Central de Relacionamento e informe-se sobre a loja mais próxima, o número é: 0800 705 5050.

Outros pontos:

Sorocaba, SP

Ribeirão Preto, SP

Campinas, SP

  • Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (CATI) - (19) 3743-3906 / www.cati.sp.gov.br

Ribeirão Preto, SP

  • Projeto Cata óleo - tel.: (16) 602-3734

Curitiba, PR

Itaperuçu, PR

Aaraucária, PR

Florianópolis, SC

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - www.ufsc.br
  • Associação Industrial e Comercial de Florianópolis (Acif) - www.acif.org.br

Rio de Janeiro, RJ

  • Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove) - tel.: (21) 2598-9240
  • Disque-Óleo - tel.: (21) 2260-3326 / www.disqueoleo.com.br

Salvador, BA

  • Renove - Reciclagem de Óleos Vegetais - tel.: (71) 3267-0269 / 9979-2504 

São Paulo, SP

Fortaleza, CE

  • L&R Oleo Reciclado – tel.: (85) 8837-8991 / 9604-9999 / 7811-3078

Caso você conheça algum outro ponto de coleta que não esteja descrito acima, envie um e-mail com as informações para redação@ecodesenvolvimento.org.br e nos informe para que possamos aumentar essa lista.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital