Editorias / Voluntariado
HOME | Notícias | EcoD Básico: Voluntariado On-line

Voluntariado

09 de Junho de 2010

Leia Também

Oito Dicas de Voluntariado 29 de Outubro de 2009

Oito Dicas de Voluntariado

 

EcoD Básico: Voluntariado On-line

 voluntario-capa.jpg
Voluntários podem fazer uma boa ação sem sair de casa/Foto: Sxc

O voluntariado on-line é uma modalidade de voluntariado que permite qualquer cidadão realizar atividades sem sair de casa, sendo feita totalmente ou em parte via internet, sem precisar estar presente nas organizações. As principais vantagens são por permitir quebrar as barreiras da distância e disponibilidade de horário, já que o voluntário realiza o trabalho em casa ou no seu local de trabalho na hora que puder.

O voluntariado on-line surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, mas ganhou força em 1995 com a então Impact Online (hoje VolunteerMatch.org) ao iniciar um trabalho de divulgação com organizações sem fins lucrativos dos EUA. Hoje, segundo dados da ONU, cerca de 3.000 voluntários on-line colaboram com entidades de desenvolvimento todos os anos. Destes, 60% são mulheres e 40% são de países em desenvolvimento.

O voluntariado presencial ainda é maioria, mas a modalidade on-line ampliou a quantidade de interessados e diversificou o perfil do voluntário, sendo 40% aqueles que fazem pela primeira vez. A média de idade é de pessoas entre 16 e 40 anos, e 75% têm o ensino superior completo.

Os benefícios e responsabilidade são iguais as de um voluntário tradicional. São pessoas que desejam colocar suas habilidades e seu tempo à disposição de organizações não-governamentais e as instituições que necessitam desses voluntários para prestar serviços de melhor qualidade para quem precisa. É assumir o compromisso de realizar uma determinada tarefa, num tempo determinado e conforme planejado e comprometido com o perfil da vaga.

Tipos de Trabalhos

A internet mudou a forma como as pessoas interagem entre si e mudou também a maneira como podemos auxiliar tanto em causas locais como globais. Os voluntários on-line podem apoiar as organizações de diversas maneiras. Citamos algumas abaixo:

  • Comunicação e Design: estudantes e profissionais da área de comunicação podem elaborar websites, logomarcas, releases, revistas, relatórios, conteúdos para comunicação interna e externa.
  • Consultoria: avaliar projetos, legislações, estratégias de comunicação, contribuir com conselhos e experiências.
  • Coordenação: gerenciar equipes de voluntários on-line, coordenar campanhas, moderadores de fóruns e redes sociais.
  • Desenvolvimento de projetos: elaborar propostas de projetos, estratégias de captação de recursos, parcerias.
  • Desenvolvimento de TI: criar blogs, sites, sistemas personalizados.
  • Divulgação: equipes que contribuem para divulgar campanhas, iniciativas via internet.
  • Tradução: tradução de apresentações, artigos, textos de capacitação.

Quem promove

Em 2000, o UN Volunteers, programa de voluntariado da Organização das Nações Unidas, percebeu a oportunidade de ampliar a rede de voluntários e criou o portal Online Volunteering.org para intermediar a mão de obra, com banco de dados com vagas para candidatos de todo o mundo.

No Brasil, o portal Voluntários Online foi o primeiro a promover a modalidade. Desenvolvido pelo Instituto Voluntários em Ação, de Santa Catarina, em parceria com a UN Volunteers, o portal propõe diversas formas de ajudar através de um clique e busca incentivar a adesão de novos interessados.

No site do Voluntários em Ação também é possível conferir uma lista de portais de voluntariado on-line internacionais. ONGs de diversas áreas de atuação também podem se cadastrar e recrutar voluntários interessados em ajudar sem sair de casa.

Como participar

Para ser um voluntário on-line, é preciso se cadastrar nos sites (Online Volunteering.org ou Voluntários Online) e fazer uma pequena apresentação pessoal – como em qualquer entrevista de voluntariado. O futuro colaborador apresenta seus dados pessoais e informações como áreas de interesse, se já fez algum tipo de trabalho voluntário e quais áreas de atuação despertam o seu interesse.

Depois, basta faz uma busca por vagas disponíveis. Você pode escolher de acordo com a localização da ONG, pela profissão ou área onde as organizações atuam (assistência social, saúde, educação, etc).

Quem ainda está na dúvida sobre participar ou não da iniciativa, os organizadores lembram que os benefícios são para todos os envolvidos.

“Você terá a oportunidade de dividir suas habilidades com pessoas que realmente precisam. Por exemplo: se você fala inglês e traduz um pedido de apoio financeiro, essa ajuda não tem preço. Você também estará aumentando a sua rede de contatos, cooperando com a sociedade e incentivando (mesmo que indiretamente) que outros também realizem trabalho voluntário”, afirmam.

Atenção! Não é permitido fazer doações ou existe nenhum tipo de transação financeira e material. “Nada pode ser vendido ou doado a não ser doação de trabalho voluntário”, alertam

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital