Editorias / Juventude
HOME | Notícias | Eletrocooperativa dá nova perspectiva para jovens de todo o país

Juventude

30 de Julho de 2010

 

Eletrocooperativa dá nova perspectiva para jovens de todo o país

eletrocooperativa-capa2.jpg

Uma plataforma digital de criação de conhecimento, livre e acessível a todos, onde é possível produzir conteúdo audiovisual, como música, vídeo, podcast, fotografia e ilustração, e ser remunerado por isso. Esta é a proposta da Eletrocooperativa, que contribui com a formação da juventude de todo o país e com sua inclusão no mercado de trabalho.

A iniciativa surgiu em Salvador, em 2003, e se espalhou por todo o mundo através das redes digitais, proporcionando a formação de jovens entre 16 e 24 anos, que vivem na periferia brasileira.

A intenção é propor uma nova forma de educação, que estimule a criatividade e consciência dos participantes, além de mostrar que é possível gerar trabalho e renda no ambiente digital e conduzir um modelo de negócio sustentável, mais distribuído, descentralizado e gerador de capital social.

eletrocooperativa-03.jpgFunciona da seguinte forma: a pessoa interessada entra no site da organização e faz um cadastro gratuito. Depois, confere qual das Chamadas Criativas (espécies de desafios lançados pela Eletrocooperativa) mais lhe inspira e produz uma peça que reflita e responda àquela questão.

Não há limite de participação, todos são aceitos e podem se expressar. As criações mais representativas, que se adéquem ao tema e trazem formas originais e criativas de abordagem são remuneradas. Os recursos são provenientes de empresas investem no projeto e de pessoas físicas interessadas.

Depois de postadas pelos criadores, todas as peças ficam sob a licença Creative Commons que garante liberdade para download e para uso em novas criações, desde que não sejam para fins comerciais e que tragam os créditos dos criadores. Com isso, os organizadores da Eletrocooperativa pretendem reforçar a proposta de que quanto mais a criatividade dos jovens for compartilhada, mais ela poderá influenciar novas mentes.

“A rede é um espaço onde todos podem achar conteúdo livre para download, tutoriais, e fazer novos contatos para aprender – sozinho e com seus pares. Queremos, assim, trazer oportunidade para muitos criadores que, mesmo com poucas técnicas à disposição, conseguem ‘se virar’ para traduzir suas ideias”, - Eletrocooperativa

Sevirologia

“Se virar” é o ponto forte dos membros da Eletrocooperativa. “Chamamos de ‘Sevirologia’ o ato de fazer o melhor que você pode com aquilo que você tem”.

Para ser um “sevirólogo”, o jovem precisa passar por um processo de formação que inclui palestras sobre determinados valores fundamentais, reflexão e pela produção de vídeos, músicas e programas de rádio que reúnem as ideias que foram discutidas. Quase 2 mil jovens já passaram pela experiência e se formaram na prática da Sevirologia desde o criação da cooperativa.

eletrocooperativa-02.jpg

Depois de formados, os “sevirólogos” estão prontos para aprender sozinho e com os outros quais as melhores formas de produzir e construir seus caminhos. Eles também são instruídos a pensarem sempre de forma integral, ou seja, nas dimensões política, ambiental, cultural e econômica de cada situação.

“Quando a gente se vira, fortalecemos nosso ser e nos encontramos com a nossa própria sabedoria. Isso traz uma nova forma de olhar para a vida, nos traz uma mudança de perspectiva, fortalece nossa auto-estima porque percebemos que somos capazes de fazer o melhor com aquilo que temos”.

E a proposta deu tão certo que hoje, jovens de toda a América Latina participam das Chamadas Criativas. A iniciativa também firmou parcerias com grandes organizações, como as redes Avina, Ashoka e Artemisia.

No portal da Eletrocooperativa já é possível assistir a mais de 1.060 vídeos, ver quase 3.340 fotos ou ouvir mais de 620 músicas – tudo produzido pelos jovens “sevirólogos”.

Assista ao vídeo de apresentação do projeto:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital