Editorias / Energia
HOME | Notícias | Emissões cresceram 2% em 2008, aponta IWR; Brasil é o 15º do ranking

Energia

14 de Agosto de 2009

 

Emissões cresceram 2% em 2008, aponta IWR; Brasil é o 15º do ranking

 Emissões cresceram 40% desde 1990
Emissões cresceram 40% em todo o mundo, desde 1990/Foto: dmytroc

As emissões globais de dióxido de carbono (CO2) cresceram 31,5 bilhões de toneladas métricas (1,94%), em 2008, segundo análises do Instituto Industrial para Energias Renováveis (IWR, sigla em alemão). Segundo a entidade, este foi o décimo ano consecutivo em que níveis recordes foram atingidos, apesar dos esforços internacionais voltados para a redução dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera.

De acordo com o IWR, um dos motivos para o crescimento das emissões de CO2 em todo o mundo é referente a timidez dos investimentos em fontes renováveis de energia. Em 2008, eles chegaram a Us$ 170 bilhões, mas a quantia empregada para esse fim deveria ser de US$ 700 bilhões anuais - valor suficiente para cortar a demanda por combustíveis fósseis, como o petróleo, e estabilizar as emissões de forma efetiva.

 Gráfico da IWR
China lidera o ranking de emissões; Brasil é o 15º./Gráfico: IWR

Norbert Allnoch, diretor do IWR, informou a agência de notícias Reuters que as emissões globais de CO2 cresceram 40% desde 1990. Nesse quesito, a China é campeã com folga: 178%. Outros países em desenvolvimento, como Indonésia (149%), Índia (125%) e Brasil (79%) também registraram aumento nesse sentido, o que leva a conclusão de que o crescimento econômico dessas nações andou bem longe da sustentabilidade ambiental. Já as potências industrializadas como os Estados Unidos registraram 17% de crescimento, a Espanha 60%, o Canadá 44% e a França 3%. Alemanha e Reino Unido apresentaram reduções em 17% e 7%, respectivamente.

Em 2008, o Brasil foi o 15º. país que mais emitiu CO2, ficando um pouco atrás da Itália, África do Sul e México, e a frente de países como Austrália, Espanha e Holanda. Você pode ver o ranking de emissões de CO2 e o nível necessário de investimentos por país por meio do relatório mensal do IWR (em alemão).

*Com informações do site Carbono Brasil

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital