Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Notícias | Empresa brasileira lança calculadora de carbono

Ciência e Tecnologia

30 de Dezembro de 2010

Leia Também
 

Empresa brasileira lança calculadora de carbono

 ecocarbono
Foto: Divulgação

Um software que permite administrar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) relacionadas às atividades industriais, comerciais e do setor de serviços via web. Assim é o "EcoCarbonO", lançado na segunda semana de dezembro pela Ecouniverso Projetos Ambientais, em parceria com a empresa Winsys.

A grande novidade do produto é a utilização da plataforma web, uma vez que a maioria das calculadoras de emissões existentes hoje é disponibilizada através de planilhas do software Excel. De acordo com a Ecouniverso, o EcoCarbonO é baseado em metodologias internacionais (GHG Protocol e IPCC, da ONU) com adaptações para a realidade brasileira.

“As empresas brasileiras ainda estão na fase do inventário de emissões. Por isso, criamos uma ferramenta focada nessa etapa. No exterior, já existem similares que, além de permitir o gerenciamento de emissões, administram também parâmetros de sustentabilidade", explicou ao blog Planeta Fátima Pinto, da Ecouniverso.

Segundo ela, a ferramenta foi criada para que as empresas consigam administrar seus projetos de redução de emissões. O software faz as etapas de coleta, análise e reporte das emissões corporativas de carbono.

"Ela pode ser customizada, adequando-se às necessidades de cada cliente. Possibilita, por exemplo, o gerenciamento das emissões por unidade de negócio, por operação, por equipamento, ou mesmo por tipo de gás de efeito estufa”, acrescentou Fátima Pinto.

O EcoCarbonO também possibilita que o cliente tenha uma série histórica das emissões de GEE que produz. “A empresa também consegue atualizar metodologias, fatores de emissão e afins”, concluiu Fátima.

Com informações do blog Planeta 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital