Editorias / Biodiversidade
HOME | Notícias | Encalhe de baleias jubarte na costa brasileira bate recorde

Biodiversidade

05 de Agosto de 2010

Leia Também
 

Encalhe de baleias jubarte na costa brasileira bate recorde

baleias
Foto: Instituto Baleia Jubarte

A temporada de baleias na costa brasileira começou  com um recorde de encalhes de baleias da espécie jubarte. Até o momento, 10 baleias foram encontradas nas praias de Espírito Santo, Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro. Apenas um filhote encalhou vivo em Alagoas, mas não sobreviveu.

O Instituto Baleia Jubarte fez o atendimento de cinco dessas baleias, mas nenhuma delas teve a causa de morte identificada, devido ao avançado estado de decomposição. Três dos animais eram filhotes, seis eram considerados jovens, por não terem atingido a maturidade sexual, e um não foi possível estabelecer a idade.

É nessa época, com início em julho, que as baleias jubartes visitam o Brasil para iniciar a temporada de reprodução. O grande movimento nas águas quentes do Brasil pode fazer com que elas sejam vítimas de emalhamento em redes de pesca, colisão com embarcações, ou simplesmente morram por causas naturais.

Segundo o coordenador de Pesquisa e Conservação do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, também ocorrem encalhes de baleias vivas. "Neste caso, muitas vezes são filhores que se separam de suas mães e, sem elas, não conseguem se alimentar. Eles ficam fracos e são atirados à praia". E complementa, "o mesmo pode acontecer com baleias adultas, fracas ou doentes".

Encalhe de baleias em números 

No Brasil ocorrem em média 36 encalhes de baleias jubarte por ano. Em 2007 houve o maior número de registro, com 41 baleias encalhadas. O alto número de encalhes já no início da temporada de 2010 pode fazer com que este valor seja superado.

O Instituto Baleia Jubarte resgata jubartes na costa da Bahia e do Espírito Santo. O Programa de Resgate do IBJ, em parceria com Instituto de Mamíferos Marinhos, tem um telefone de emergência que funciona 24 horas para atender os casos de encalhe (ligações a cobrar também são recebidas).

Serviço:
Telefone do IBJ em Praia do Forte: 71-3676-1463 e 71-8154-2131
IBJ em Caravelas: 73-3297-1340 e 73-8802-1874

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital