Editorias / Energia
HOME | Notícias | Energia solar do Deserto do Saara deverá abastecer a Europa

Energia

30 de Janeiro de 2009

 

Energia solar do Deserto do Saara deverá abastecer a Europa

Luz solar do Saara deverá abastecer a Europa
No sol escaldante do Saara, pode estar a solução para a energia da Europa/Foto: mastino 70

Um plano do Instituto para a Energia da Comissão Européia propõe uma medida audaciosa para suprir toda a necessidade energética da Europa: a captação da luz solar do deserto do Saara. Segundo os estudos do órgão divulgados ainda em 2008, apenas 0,3% da luz solar que incide sobre o Saara e Oriente Médio seria suficiente para satisfazer a totalidade da demanda européia, a um custo de € 450 bilhões.

A iniciativa já despertou o interesse de países com a Argélia, que anunciou ter planos de exportação da ordem de 6 mil MW de energia solar para a Europa até 2020. O uso da luz solar para a geração de eletricidade começou no início dos anos 1990. Desde então, a potência instalada no mundo aumentou mais de 70 vezes.

Apesar das iniciativas recentes de países como a Alemanha, Japão, Estados Unidos e Espanha, nações detentoras de 93% da potência de energia solar instalada no mundo, esta fonte energética renovável ainda é considerada cara e pouco utilizada.

Diferentemente da energia eólica, que já se estabeleceu em um patamar consolidado, o uso da energia solar ainda depende do esgotamento de outras fontes mais baratas para tornar-se uma matriz relevante para o planeta, além de mais investimentos do poder público nesse setor.

Leia também

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital