Editorias / Energia
HOME | Notícias | Estádio baiano deverá ser o primeiro da América Latina com energia solar

Energia

12 de Junho de 2009

 

Estádio baiano deverá ser o primeiro da América Latina com energia solar

 Estádio de Pituaçu aguarda para receber a energia solar
O moderno estádio de Pituaçu aguarda para ter a energia solar/Foto: Roberto Viana/Agecom
 

Mais conhecido como Metropolitano de Pituaçu, o estádio Governador Roberto Santos, situado em Salvador, está bem próximo de ser a primeira praça esportiva do Brasil e da América Latina a contar com energia solar fotovoltaica. A autorização para a implantação do sistema ecoeficiente no equipamento estatal foi concedida pelo governador Jaques Wagner no início deste mês.

Um grupo de trabalho formado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) iniciará agora os estudos, comandados pelo Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina.

 Nos dias de chuva, a Coelba cobriria a demanda de energia elétrica
Coelba garante que suprirá a demanda nos dias de chuva/Foto: Roberto Viana/Agecom

Os catarinenses foram escolhidos porque já têm parceria com uma empresa alemã, que possivelmente será a escolhida para colocar o projeto em prática. Um relatório terá de ser encaminhado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reguladora do setor de energia.

O investimento para a viabilidade do projeto está inicialmente orçado em R$ 5,2 milhões e será feito totalmente pela Coelba. “O projeto integra o Programa Anual de Assistência Energética, e temos um limite financeiro. Caso o Estado precise entrar com verba, não será maior que 20% do total”, garantiu Ana Christina Mascarenhas, assessora de eficiência energética do grupo Neoenergia, donatário da companhia baiana.

 Placas fotovoltaicas deverão fazer parte da paisagem do estádio
Placas fotovoltaicas deverão integrar a paisagem de Pituaçu/Foto: goandgo

A Coelba tem interesse em investir num espaço público, como o estádio de Pituaçu, porque toda a energia gerada pelas placas não ficará armazenada na praça esportiva – será lançada automaticamente na rede da empresa.
Quanto aos olhares desconfiados dos que ainda duvidam da eficiência da utilização da energia solar, Mascarenhas foi enfática: “Não vai faltar luz nunca. O fornecimento de energia é garantido”.

Tanta segurança de que Pituaçu não sofrerá “apagões” certamente vem do fato de que nos dias chuvosos, o fornecimento será feito normalmente pela rede elétrica da Coelba. De acordo com a assessora, tanto na Alemanha quanto na Suíça, os estádios funcionam como ponto turístico, o que pode acontecer também em Salvador.

Dos escombros à modernidade

Os estádios de Badenova, em Freiburg, na Alemanha, e o Stade de Suissse Wandkdorf National, em Berna, na Suíça já contam com a tecnologia sustentável e serviram de base para os estudos da Coelba. Agora, é esperar que o projeto emplaque. Construído em 1979, o estádio Governador Roberto Santos atendeu durante um bom tempo a clubes de Salvador como Galícia (atende até hoje), Ypiranga e Leônico, já que o Bahia acostumou a jogar na Fonte Nova e o Vitória possui o Manoel Barradas (Barradão).

 Foto do estádio de Pituaçu antes da reforma
Pituaçu antes da reforma nem sonhava com a energia solar/Foto: Daniel Dalence

Em novembro de 2007, a “tragédia da Fonte Nova”, que vitimou sete pessoas que assistiam a partida entre Bahia e Vila Nova, válida pelo Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão, estimulou o poder público estadual baiano a investir cerca de R$ 50 milhões no então abandonado estádio de Pituaçu. Menos de dois anos depois, a praça esportiva é uma das mais modernas e confortáveis do país – sendo que abrigará a Seleção Brasileira no mês de setembro, no jogo contra o Chile, pelas Eliminatórias da Copa de 2010.

Leia também

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital