Editorias / EcoDesign
HOME | Notícias | Exposição revela novas formas de utilização do bambu

EcoDesign

10 de Novembro de 2008

 

Exposição revela novas formas de utilização do bambu


Fotos: Divulgação

De alguns anos para cá o bambu se popularizou como matéria-prima eco-friendly. Desde então, a planta tem sido largamente utilizada na construção civil, indústria têxtil, confecção de bicicletas, móveis e até computadores. Recentemente foi lançada na Sociedade Japonesa de Nova York a exposição New Bamboo: Contemporary Japanese Masters, que traz trabalhos de 23 designs que utilizam o material como matéria-prima para suas obras.

Na exibição é possível observar toda a potencialidade do bambu. Retorcido ao máximo, em formato de nós, tecelagens e estruturas diversas, a exposição capta a atenção de quem passa não só pela beleza das obras, mas também pelo largo potencial, ainda em fase de descoberta, do bambu.

A New Bamboo é a primeira exposição voltada exclusivamente para a utilização do bambu japonês em esculturas do mundo. Nela é possível observar a tensão entre a tradição e as novas oportunidades de expressão. As mais de 90 peças exprimem uma técnica altamente desenvolvida, atenção meticulosa nos detalhes e grande criatividade.

Sobre o bambu

A planta, de origem asiática, possui diversas propriedades que a tornam uma opção importante para o desenvolvimento sustentável. Existem mais de mil variações da espécie e é possível encontrar algumas que chegam a crescer 121 cm por dia, o que transforma o bambu em uma boa alternativa para a reposição de madeiras tradicionais.

A planta também é muito resistente (estudos indicam que o bambu possui resistência à tração próxima à do aço) e produz seus próprios compostos antibacterianos, inibindo a utilização de pesticidas ou outros produtos químicos durante o seu cultivo. Ela apresenta alta retenção de dióxido de carbono e produção de oxigênio, suas fibras possuem virtudes respiratórias, são anti-bactericidas e ainda protegem a pele dos raios do sol, o que a torna uma excelente opção para a produção têxtil.

Apesar dos benefícios, muitos apontam para alguns problemas na utilização da planta. Segundo ambientalistas, a produção da fibra utilizada na indústria têxtil – a viscose - carece de grande quantidade de produtos químicos durante o seu tratamento, que resultaria na poluição ao meio ambiente.

Saiba mais sobre as potencialidades do bambu no eco-design.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital