Editorias / Educação
HOME | Notícias | Faça da escola um veículo da educação para a sustentabilidade

Educação

18 de Fevereiro de 2010

 

Faça da escola um veículo da educação para a sustentabilidade

capa.jpg
Pais, professores e diretores podem fazer da escola um difusor de hábitos e práticas sustentáveis / Fotos: Sxc.hu

Alunos e professores são apenas alguns dos agentes envolvidos em um importante momento da formação dos indivíduos: a educação escolar. Com responsabilidades distintas, mas que se completam, todos devem se preocupar com o resultado em comum que é o de proporcionar conhecimento às crianças e jovens, para que levem a vida como pequenos cidadãos.

Em cada etapa desse movimento, é possível agregar bons hábitos e estimular valores sustentáveis e responsáveis, tanto em casa como na escola. Ensinando e estimulando a garotada a atribuir práticas conscientes em sua rotina de aulas, um grande efeito positivo pode ser obtido como denominador comum a todos os esforços.

Sendo assim, o portal EcoD irá mostrar como cada parte envolvida neste processo, dos alunos aos diretores de instituições educacionais, pode contribuir com a transformação da escola em um lugar mais sustentável.

Nesta semana, as dicas vão para o Professores:

  • Esteja conectado com o ambiente

natureza.jpg

Incutir um senso de conexão com a natureza e o ambiente, seja ele uma floresta, campo ou mesmo a paisagem urbana, é essencial para quem está disposto a cuidar do mundo ao seu redor. Para ensinar aos alunos questões globais, como as alterações climáticas e as espécies ameaçadas de extinção, é preciso olhar antes para as questões locais, tais como a reciclagem em sua cidade, a incidência de tempestades ou a poluição do ar. Tornando-se uma pessoa conectada à sua comunidade, cada ação que fizer se tornará parte da realidade.

  • Calcule sua emissão de carbono

bike.jpg

Calculadoras de carbono nos ajudam a ver o impacto que nós temos sobre o mundo. Se todos no mundo agissem como você, por exemplo, quantos planetas iríamos precisar para sobreviver aos gastos de recursos naturais? E é justamente esta ferramenta que irá auxiliar as pessoas a identificarem como deixar mais leve a pegada que marcamos sobre o planeta.

Procure se informar sobre o seu impacto ambiental e proponha que cada um dos seus alunos calcule a sua em casa, em seguida, crie um plano para reduzir tanto a sua pegada e do grupo.

  • Preocupe-se com a energia

luz.jpg

A teoria não vale sem a prática, por isso, ensinar as novas e limpas tecnologias para a captação de energia não será válido se os alunos não puderem trazer aquele conhecimento para o contexto deles. Fazer um balanço de onde e como vocês estão usando a energia na própria sala de aula, avaliando se a energia é bem gasta ou se está sendo desperdiçada, pode ser o primeiro passo para o encontro da motivação com a ação. A “auditoria energética” simples podem ajudar e ser muito divertida:

- Quantas luzes são necessárias para iluminar a sala?
- Quais são as lâmpadas utilizadas?
- Os computadores são desligados corretamente, especialmente à noite?
- Pela manhã, há como reduzir o gasto com luz com a luminosidade natural?
- Ar condicionado ou ventiladores – o que podem ser mais eficientes para o cotidiano da sala?

Depois da avaliação, determine onde vocês podem cortar gastos e crie uma lista diária de acompanhamento, com funções básicas como ajustar as definições do monitor do computador ou, até mesmo, definir um dia para ter o momento “luzes apagadas”. Tudo para ajudar na sensibilização da garotada.

  • Natureza: dentro e fora

planta.jpg

Traga a natureza para perto: qualquer sala de aula não só pode como deve ter uma planta. Algumas espécies de flores e plantas são facilmente adaptáveis aos ambientes fechados e um bom vínculo entre crianças e a natureza. O cuidado e atenção com as plantas podem estimular da concentração até a tão falada “consciência ambiental” de uma maneira bastante simples.

Outra opção é construir um pomar ou horta e acompanhar o crescimento de frutas e flores bem de perto, ou trazer especialistas sobre os mais diversos temas que englobam a sustentabilidade para mostrar algumas curiosidade na sala de aula.

Se aproxime da natureza. Em sua cidade certamente tem alguma área onde a natureza predomina, seja em parques, praças ou mesmo em grandes jardins ou regiões de vegetação característica do local. Uma aula ao ar livre pode ser muito proveitosa e rica, tanto para alunos como para professores e pais, assim como as viagens de campo, que mesmo demandando maior organização certamente serão uma experiência inesquecível para todos, e as visitas à museus naturais e instalações de reciclagem.


Veja também:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital