Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Notícias | Faça sua própria eco-bag

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

25 de Novembro de 2008

 

Faça sua própria eco-bag

Os problemas gerados pelos sacos plásticos já não são novidade para ninguém. Apesar de cômodos, esses saquinhos podem demorar até 500 anos para se decompor. Durantes esse período eles poluem o solo, mares, rios, causam a morte de milhares de animais marinhos, entopem as redes de esgoto, contribuindo com enchentes e inundações, além de diversos outros problemas.

O que agrava ainda mais a situação é a grande quantidade de saquinhos distribuídos e descartados diariamente em todo o mundo. A cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos nos supermercados no Brasil, o que significa uma media de 66 sacos plásticos para cada brasileiro a cada 30 dias. Dados da Fundação Verde (Funverde) apontam o consumo de um milhão de sacos por minuto em todo o mundo, o que significa quase 1,5 bilhões por dia e mais de 500 bilhões por ano.

Para resolver esse problema muitas idéias simples, criativas e muito úteis estão se espalhando por todo o planeta. Uma delas promove a confecção de bolsas e sacolas feitas a partir de sacos plásticos descartados. Iniciativas como o Plastic Bag Bags, ensinam a fazer sacolas de compras, bolsas e o que mais sua criatividade permitir, usando apenas sacos plásticos descartados, tesoura e agulha de crochê. As bolsa são 100% recicladas e um belo exemplo de RRR - Reduzir, Reutilizar e Reciclar, além de uma ótima maneira de passar o tempo.


Separe os sacos plásticos e dobre-os em formato de tiras


Corte as pontas do saco


Corte o saco dobrado em pequenas tiras


Desenrole as tiras, uma a uma


Dê um nó, unindo uma tira à outra


Para isso, passe uma por dentro da outra e puxe


Enrole as tiras de plástico como se fosse um novelo de lã


Você já pode começar o crochê utilizando o novelo de plástico


Agora é só abusar da criatividade e produzir bolsas lindas e sustentáveis

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital