Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Notícias | Faça você mesmo: Base para notebook de papelão

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

09 de Agosto de 2010

Leia Também
 

Faça você mesmo: Base para notebook de papelão

 diy-01.jpg

Os notebooks, além de mais práticos, também consomem menos energia que os computadores de mesa. Mas apesar das vantagens, eles trazem alguns inconvenientes, como precisarem de suportes de mesas para evitar problemas com a postura dos usuários.

Uma alternativa mais sustentável às bases de notebook tradicionais, geralmente de plástico ou metal, é uma feita completamente de papelão. Basta uma tesoura e alguns recortes para transformar uma caixa velha em um suporte para notebook resistente, reciclável e, o que é melhor, sem gastar quase nada!

Materiais:

 diy-materiais.jpg

Uma caixa de papelão
Uma tesoura
Uma caneta
Papel de rascunho

1º passo:

 diy-passo01.jpg

Faça o download do modelo e imprima em uma folha de rascunho. Esse desenho será a base do seu suporte e tem medidas relativas a um notebook de 13”. Caso o seu seja maior, será preciso adaptar as medidas, aumentando o tamanho das duas peças proporcionalmente.

2º passo:

 diy-passo02.jpg

Recorte a folha de papel de acordo com o desenho. Depois, coloque o modelo sobre o papelão e risque o contorno com a caneta. Lembre-se que os desenhos são relativos a apenas um lado da base, portanto, será preciso desenhá-lo duas vezes.

Para o modelo nº 1, basta repetir a figura, já o desenho nº 2 deverá ser virado (como um espelho) e redesenhado, formando um só modelo de dois lados.

3º passo:

 diy-passo03.jpg

Com os desenhos prontos, chegou a hora de cortar o papelão no formato indicado. Você ainda pode utilizar uma caneta de precisão ou estilete, caso prefira um corte mais exato.

4º passo:

 diy-passo04.jpg

Com as três peças prontas, basta montar sua base. Os cortes da peça nº 2 devem ficar encaixados com cada um dos cortes das peças nº 1, conforme a figura.

Pronto!

 diy-final.jpg

Sua base para notebook já está pronta para ser usada. O melhor é que ela ainda pode ser desmontada e levada junto com o computador para qualquer lugar. Basta remontá-la e usar novamente!

diy-desmontagem.jpg

E quando as peças ficarem sem condição de uso, só é preciso depositá-las em um coletor de papel (da cor azul) para que sejam recicladas.

Caso você tenha alguma sugestão para o Faça você mesmo, nos envie o passo a passo com fotos para o e-mail [email protected]. Participe!

Fonte: http://greenupgrader.com

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital