Editorias / Energia
HOME | Notícias | Grandes projetos prometem acelerar o uso da energia solar

Energia

24 de Novembro de 2008

 

Grandes projetos prometem acelerar o uso da energia solar

solarenergy.jpg
Projeto da BrightSource pretende gerar 1200MW no norte de Las Vegas

Em tempos de aquecimento global e busca por fontes alternativas mais limpas, a captação da energia solar tem sido desenvolvida e aprimorada rapidamente. A prova são lançamentos de megaprojetos inovadores que podem mudar o panorama atual em produção de energia renováveis.

São propostas de captar a energia proveniente do sol e transformá-las em energia elétrica que abasteçam cidades inteiras. Como a fonte principal do processo é o sol, ela não gera nenhum resíduo durante a produção - uma possibilidade real de energia limpa que vai de encontro aos atuais combustíveis fósseis.

Nos últimos meses foram apresentadas seis propostas de geração de eletricidade a partir da energia solar. Somadas, elas poderiam gerar mais de 8GW de energia e se aproximariam dos 14GW produzidos pela usina de Itaipú, a maior hidrelétrica do mundo.

Conheça os projetos:

- Clinton Foundation - 5GW

Esse é, sem duvidas, um projeto ambicioso do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Desenvolvido por sua fundação, a William J. Clinton Foundation, e com planos de ser instalada no estado de Gujarat, na Índia, a Integrated Solar City irá produzir 5GW. Com essa energia seria possível abastecer uma cidade como Buenos Aires, sem precisar emitir nenhum resíduo com a produção e distribuição de energia.

Apesar das expectativas, ainda não foi divulgado se a produção de energia vai se basear em energia fotovoltaica ou térmica. Mas o que está certo que será uma projeto de grandes proporções. Até porque, mesmo que eventualmente só se construa metade do que está planejado, ainda será largamente maior que os 440 MW produzidos pela usina nuclear existente na região.

- BrightSource – 1200 MW

A planta foi desenvolvida pela BrightSource. Ela irá construir três plantas térmicas interconectadas, na região norte de Las Vegas, com a capacidade de produção de 1200 MW. A BrightSource estima que o projeto irá gerar eletricidade suficiente para 900 mil casas. Apesar de ainda possuírem algumas pendências, a companhia acredita que a planta estará funcionando em 2012.

- Optisolar e SunPower – 800 MW

A PG&E assinou dois contratos de aquisição de energia solar utilizando diferentes tecnologias. Uma dessas tecnologias, da Optisolar, irá realizar a instalação de películas solares em San Louis Obispo County, produzindo 550 MW. A outra, da SunPower, irá gerar 250 MW a partir de uma instalação solar no Califórnia Solar Ranch. A previsão é que o projeto comece a produzir energia a partir de 2011.

- BrightSource Power – 500 MW

Como se não bastasse os 1200 MW produzidos em Las Vegas, a companhia ainda irá construir três painéis de energia térmica solar no deserto de Mojave, na Califórnia. O projeto terá uma capacidade de 500 MW e deverá iniciar suas operações em 2011. A companhia PG&E, que irá adquirir a energia produzida, já assinou contratos para aquisição de 400 MW adicionais, o que levaria a soma total de produção para 900 MW.

- Bhaskar Silicom Ltd – 250 MW

Desenvolvido pela Bhaskar Silicom Ltd, este plano consiste em construir um complexo de produção solar integrado no Haldia, cidade que faz fronteira com Bangladesh, na Ásia. A expectativa é que a primeira fase do projeto seja concluída em 2009. Além dos 250 MW esperados, quando estiver produzindo em sua capacidade máxima, em 2011, o complexo poderá produzir 5 mil toneladas de polisilício, um material utilizado em uma nova tecnologia que pode aumentar a eficiência da produção de módulos fotovoltaicos comerciais em até 6%.

- General Motors – 12 MW

Apesar de não possuir as mesmas dimensões dos projetos anteriores, o teto solar desenvolvido pela General Motor e construído em suas instalações em Zaragoza, na Espanha, merece uma menção honrosa. Os 12MW produzidos são a prova do que é possível quando se tem força de vontade: quase 700 mil metros quadrados de teto e 85 mil painéis solares. A General Motors não informou quanto da sua demanda de eletricidade seria compensada com essa ação, mas um exemplo semelhante realizado na Califórnia gerou 50% da sua necessidade de energia.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital