Editorias / Empresa Sustentável
HOME | Notícias | Greenpeace divulga ranking "verde" de empresas de eletrônicos

Empresa Sustentável

27 de Maio de 2010

 

Greenpeace divulga ranking "verde" de empresas de eletrônicos

 divulga��o

A ONG Greenpeace divulgou na quarta-feira, 26 de maio, a 15ª edição do Guia de Eletrônicos Verdes, lista trimestral que classifica as marcas do setor engajadas no conceito da responsabilidade socioambiental. Elaborado desde 2006, o ranking considera fatores como consumo de energia, uso de materiais tóxicos, programas de reciclagem, emissões de gases-estufa, entre outros.

Um dos principais objetivos da lista é orientar o consumidor do segmento e, ao mesmo tempo, pressionar as 18 maiores empresas do setor. Em uma escala de 0 a 10, a Nokia atingiu 7,5 e se manteve na liderança entre as mais sustentáveis. A companhia avançou no compromisso de retirar substâncias tóxicas dos celulares, como os compostos de bromo.

A Sony Ericsson, segunda no ranking, somou 6,9 pontos, depois de ter obtido o melhor desempenho nos critérios de produtos químicos e energia. Em terceiro vem a Phillips (5,1), que se comprometeu a eliminar o plástico PVC dos retardadores de novos aparelhos até o final deste ano.

Já na parte debaixo da tabela aparecem a japonesa Nintendo (1,8), que segue sem conseguir frear as emissões de gases de efeito estufa dos aparelhos produzidos, e a Lenovo (1,9), considerada ineficiente em nível energético e sem perspectiva de redução de substâncias tóxicas.

Antepenúltima colocada, a Microsoft (3,3) perde pontos no quesito "gestão de resíduos químicos" e também por deixar de informar aos fornecedores que está comprometida com a eliminação do PVC.

“As gigantes de eletrônicos não podem se auto-proclamar verdes enquanto não cumprirem o acordo de eliminar substâncias tóxicas de seus produtos, perigosas ao meio ambiente e à saúde pública”, alertou a coordenadora da Campanha de Tóxicos do Greenpeace Internacional,  Iza Kruszewska. “As empresas que ainda estiverem usando PVC e BFR, precisam avaliar os exemplos da Apple e HP, além das marcas indianas HCL e Wipro, que já começaram a eliminar os tóxicos de seus produtos”, complementou.

Veja a classificação das 18 empresas avaliadas pelo ranking:

1º Nokia;

2º Sony Ericsson;

3º Phillips;

4º Motorola;

5º Apple;

6º Panasonic;

7º Sony;

8º HP;

9º Sharp;

10º Dell;

11º Acer;

12º LG Electronics;

13º Samsung;

14º Toshiba;

15º Fujitsu;

16º Microsoft;

17º Lenovo;

18º Nintendo.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital