Editorias / Mudanças Climáticas
HOME | Notícias | Indústrias químicas se comprometem a fazer inventário de emissões

Mudanças Climáticas

23 de Novembro de 2009

 

Indústrias químicas se comprometem a fazer inventário de emissões

 segundo a abiquim, a ind�tria qu�ica do brasil deve emitir 2% dos 8% de gases poluentes do setor industrial como um todo
Segundo estimativa, a indústria química do Brasil emite 2% dos 8% de gases poluentes do setor industrial como um todo/Foto: swanksalot

A duas semanas do início da 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15), a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) anunciou a intenção de elaborar e disponibilizar para a sociedade um inventário das emissões de gases estufa do setor. A entidade pretende enviar um documento ao governo federal no qual se compromete a combater as mudanças climáticas.

“Queremos mostrar a nossa posição para a sociedade”, afirmou o presidente da Abiquim, Nelson Reis, ao destacar que o evento marcado para os dias 7 a 18 de dezembro, em Copenhague, não é o único objetivo do documento. No texto, a entidade que agrega 85% das indústrias químicas do país alerta para a importância do desenvolvimento de novas tecnologias cuja meta seja reduzir e até reverter o crescimento das emissões de gases de efeito estufa.

"Acreditamos que esta não deva ser uma obrigação brasileira e, sim, de todos os países, que exista a cooperação global", explicou o gerente de assuntos técnicos regulatórios da Abiquim, Marcelo Kos. "O Banco Mundial poderia fomentar estas novas tecnologias, criando uma linha de crédito especial para todos aqueles que queiram desenvolvê-las", ressaltou.

De acordo com Nelson Reis, falta um ranking para medir que tipo de indústria polui mais. "A indústria, em geral, é responsável por 8% das emissões. Estimamos que a indústria química emita aproximadamente 2% deste total, mas é impossível precisar quem polui mais ou quem polui menos, pois os estudos sobre o tema são inexistentes”.

Ainda segundo o documento, as empresas associadas conseguiram reduzir as emissões de poluentes em 32% entre os anos de 2003 a 2008. "É difícil propormos uma meta, pois já reduzimos muito. Mas se conseguirmos que as emissões diminuam em 5% nos próximos dez anos já é muito bom", projetou Marcelo Kos.


Leia também

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital