Editorias / Energia
HOME | Notícias | Instituições preparam acordo de cooperação em bioenergia

Energia

12 de Maio de 2010

Leia Também
 

Instituições preparam acordo de cooperação em bioenergia

 o eixo voltado a biomassa para bioenergia tamb� integra o acordo
O eixo voltado a biomassa para bioenergia também integra o acordo/Foto: VancityAllie

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Cubano de Pesquisa dos Derivados da Cana-de-açúcar (ICIDCA) preparam um acordo de cooperação técnica que abrange pesquisas voltadas à produção de energias renováveis, informou a Agência Fapesp.

O anúncio foi feito na segunda-feira, 10 de maio, pela pró-reitora de Pesquisa da universidade, Maria José Soares Mendes Giannini. Segundo ela, o acordo pretende reunir especialistas das duas instituições e estará voltado especialmente a trabalhos com resíduos visando uma produção sustentável.

A cooperação deverá abranger cinco eixos:

  • Biomassa para bioenergia;
  • Produção de bioenergia;
  • Aplicação de biocombustíveis em motores;
  • Biorrefinaria, alcoolquímica e oleoquímica;
  • Impactos ambientais, sócio-econômicos e sustentabilidade.

“Os eixos correspondem às divisões do Centro de Pesquisa de Bioenergia da Unesp, o que nos permite ter a troca de saberes em toda a cadeia produtiva", explicou à Agência Fapesp Nelson Ramos Stradiotto, do Instituto de Química (campus de Araraquara), também coordenador do centro que reúne pesquisadores de oito unidades da universidade.

O ICIDCA é vinculado ao Ministério do Açúcar de Cuba e ao pólo científico do Oeste de Havana, que reúne 53 instituições. A instituição também promove cursos de capacitação para a indústria sucroalcooleira de outros países, como México e Venezuela.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital