Editorias / Vida e Saúde
HOME | Notícias | Limpeza verde: Faça você mesmo

Vida e Saúde

24 de Março de 2010

 

Limpeza verde: Faça você mesmo

limpeza2.jpg
Com materiais naturais e algumas misturas, é possível dispensar produtos industrializados e optar por um limpeza mais sustentável / Foto: Sxc.hu 

Para começarmos a cuidar do nosso grande lar chamado Terra, é preciso ter atenção com o “pequeno planeta” que é a nossa casa. Este é o primeiro passo rumo a uma verdadeira mudança.

Para apoiar a construção de um ambiente mais sustentável dentro de casas e apartamentos, produtos ambientalmente corretos têm aparecido cada vez mais nas prateleiras dos mercados e nos anúncios publicitários.

Apesar disso, pequenas dicas do bom e antigo - mas nada ultrapassado - “faça você mesmo” podem ser tão eficientes e ainda mais naturais do que o uso de qualquer outra composição química vinda em garrafas de plástico. Saiba como fazer da limpeza de sua casa uma ação mais responsável, evitando que desinfetantes, detergentes, alvejantes e demais produtos de limpeza caminhem em direção ao ralo e poluam águas e outros recursos naturais.

Ingredientes básicos

Esta não é uma receita que poderá ser servida nas mesas, mas com certeza, poderá limpar a bagunça depois do jantar. Confira a lista dos “ingredientes necessários”:

  • Vinagre branco (mata mofo, bactérias e germes)
  • Suco de limão (tem propiredades anti-bactericidas, é um bom anti-séptico, um alvejante natural e poderoso controlador os odores)
  • Azeite de Oliva ou Óleo de cozinha (polidores)
  • Sal (minucioso agente de limpeza e desodorização)
  • Bicarbonato de sódio (desodoriza, limpa superfícies e é um agente de limpeza natural)
  • Raspas de sabonete de coco em barra
  • Óleos essenciais você gosta do cheiro
  • Copo de medições
  • Frascos de spray reutilizáveis
  • Panos e jornais velhos

Aplicação

Para usar os materiais básicos na limpeza, você pode fazer algumas misturas, sempre com os cuidados necessários na hora do manuseio dos “ingredientes”: opte pelo uso de luvas e proteção nos olhos, ainda que nada utilizado seja muito agressivo, é importante evitar riscos de irritações ou reações alérgicas.

limpeza.jpg
Tudo preparado, é chegado o momento de colocar as mãos ,devidamente protegidas, é claro, na massa / Foto: Jaymiek

Mistura básica para limpeza: Misture, em partes iguais vinagre e água. Apesar do cheiro do vinagre se dissipar logo que ele seca, mas se incomodar você adicionar algumas gotas de suco de limão. Coloque em um frasco de spray e estará pronto para ser utilizada em quase todos os tipos de limpeza na casa.

Desengordurante: Misture partes iguais de vinagre branco e suco de limão. Pulverize em cerâmicas, vidros, superfícies plásticas, louças, azulejos e utensílios em geral. Depois de um tempo deixando as substância agirem, esfregue as peças com uma esponja e enxágüe normalmente.

Madeira limpa: Misture duas partes de azeite de oliva para uma parte de suco de limão. Esfregue a mistura na móvel com um pano macio e limpe o excesso.

Vidros e espelhos limpos: Despeje um quarto de xícara de vinagre num frasco de spray e preencha o resto com água morna. Um pouco de óleo de eucalipto ajudará a esfregar os espelhos e irá impedi-los de “nublar”.

Mármore, granito ou bancadas de pedra: Estes materiais requerem um limpador diferente, pois a acidez do vinagre pode agredir a superfície. Em vez disso, o álcool ou mesmo a vodka pode entrar no lugar do componente na mistura básica da limpeza.

Limpador de janelas e esquadrias de alumínio: Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando basta limpá-las, ao menos uma vez por mês, com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.

Cuidando dos carpetes: Para a limpeza em geral de tapetes coloridos, polvilhe bicarbonato de sódio e deixe agir por uns instantes. Para retirar manchas mais intensas, misture em partes iguais bicarbonato de sódio, sal e vinagre branco. Aplique a pasta sobre a mancha e deixe secar.

Removedor de fungos: Essa mistura é eficiente para matar aqueles pequenos fungos que costumam nascer no rejunte, entre um piso e outro, normalmente em áreas mais úmidas da casa, como o banheiro. Misture meio copo de água oxigenada a um copo de água. Pulverize na área mofada, deixe descansar por 1 hora e depois enxágue.

Desinfetando os ralos: Para atingir dutos e desinfetar os ralos, sem precisar recorrer a misturas químicas agressivas e poluentes, basta despejar meia xícara de bicarbonato de sódio diretamente no ralo, seguido por meia xícara de vinagre. Ao final, despeje água quente.

Detergente para lavar louça: Cada gota dos detergentes convencionais pode poluir centenas de litros de água. Para reduzir seu consumo de sabão, dissolva em 1 litro de água 3 colheres de sabão de coco ralado e acrescente meia xícara de vinagre de álcool. Depois, é só agitar bem a mistura para que fique com aspecto homogêneo e utilizar na hora de lavar os pratos.

Limpa-forno: Para retirar as sujeiras que costumam ficar presas ao forno, uma opção é diluir bicarbonato de sódio em água quente e aplique a solução com uma esponja de aço ou um pano macio, diretamente no local a ser limpo.

Limpando panelas queimadas: Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

Cheirinho: Para finalizar a limpeza e dar aquele cheiro especial à casa, você pode ferver em uma panela água, paus de canela e cravo ou acrescente algumas gotas de óleos perfumados naturais, da essência que mais gostar. Só no processo de levar ao forno a mistura, um maravilhoso cheiro já irá se espalhar, depois, é só colocar a mistura em um borrifador e espalhar pelas áreas da casa. 

*Com informações da Good.is

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital