Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Notícias | Links Recomendados: Rede de Cidades Sustentáveis

Cidades Sustentáveis

07 de Julho de 2010

Leia Também
 

Links Recomendados: Rede de Cidades Sustentáveis

capa
Site da Bogotá Cómo Vamos/Foto: Divulgação

Em busca da melhoria da qualidade de vida nas cidades, a Rede Social por Cidades Justas e Sustentáveis monitora as administrações de diversos municípios em toda a América Latina.

O EcoD já acompanha os passos do movimento e vem publicando ações sociais e monitoramentos realizados de diversas partes do continente. Para que você conheça melhor o trabalho de algumas das organizações, reunimos quatro cidades que estão de olho no bem-estar do cidadão.

Bogotá foi a primeira a fazer o monitoramento da gestão pública da cidade, a iniciativa deu tão certo que a rede se espalhou por toda a América Latina - só no Brasil são 19 movimentos.

No site da Bogotá Cómo Vamos é possível acompanhar de perto a qualidade da saúde, educação, serviços públicos e de questões de meio ambiente da cidade. A organização também é responsável por pesquisas de satisfação do cidadão com a gestão do prefeito Sanuel Moreno, além de vigia sobre o estados das vias de transporte (ciclovias, vias de sistema básico de transporte e rodovias).

Todas os estudos de avaliação podem ser encontrados na biblioteca virtual do site.

Com o objetivo de fiscalizar e noticiar a situação da maior cidade do Brasil, o Movimento São Paulo incentiva o surgimento de novas organizações que discutam e promovam o bem-estar social do município.

A organização reúne um grande acervo de pesquisas, áudios, vídeos e imagens que retratam a estrutura e a funcionalidade de São Paulo capital. O objetivo é prestar um serviço ao cidadão para que ele possa acompanhar o trabalho desenvolvido em sua cidade.

Algumas das ferramentos do site são: informações direto da Câmara de Vereadores; Observatório Cidadão, com avaliações de cada subprefeitura e em cada distrito; e a Central de Notícias.

Um dos grandes problemas urbanos que a cidade do Rio de Janeiro enfrenta é a questão do lixo público. A prefeitura lançou há seis meses um desafio de redução para a população, mas a Rio Como Vamos já mostrou a falta de resultados.

Através da Central de Notícias, a organização divulga as pesquisas de monitoração, as ações da prefeitura e a atuação do cidadão. O site também acompanha o trabalho desenvolvido pela Câmara de Vereadores e nas aplicações das leis na cidade.

A Amarribo é uma ONG movida por amigos da cidade de Ribeirão Bonito, em São Paulo. A organização realiza um trabalho voluntário de mediação de informações entre a população, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura.

O site do movimento reune informações de combate à corrupção, questões de meio ambiente, promove espaço de doações para o Fundo Criança e Adolescente e possui link para a rádio da cidade, BJ FM, ao vivo.

Mas não são só os adultos que fazem parte da fiscalização, também há espaço para o Amarribo Junior - um grupo de jovens que incentivam a participação cidadã e buscam os interesses da comunidade. A iniciativa revela o surgimento de um ciclo de vigilância, um dos caminhos para uma sociedade mais sustentável.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital