Editorias / Vida e Saúde
HOME | Notícias | Mais de 3 toneladas de lixo são recolhidas em Ipanema

Vida e Saúde

08 de Fevereiro de 2010

 

Mais de 3 toneladas de lixo são recolhidas em Ipanema

catadores
Catadores da Febracom retiraram mais de 3 toneladas e meia / Foto: Divulgação

O bloco do Simpatia É Quase Amor, formado por 45 catadores de lixo, chamou atenção no pré-carnaval de Ipanema no final de semana, 6 e 7 de fevereiro. A parceria entre as Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Febracom) e a Sebastiana (associação que reúne blocos do centro e da Zona Sul do Rio de Janeiro) recolheu cerca de 3 toneladas e meia de lixo das ruas e areias da praia carioca.

Segundo o presidente da federação, Luiz Carlos Fernandes, cada um dos 173 catadores receberão, além de uma participação nos lucros do lixo vendido, diárias de R$ 70.

"Essa iniciativa não é boa só para nós, que vamos lucrar com o lixo, mas para toda a cidade" afirmou o coordenador da Febracom, Jorge Neves de Souza.

Praias do Rio de Janeiro

gari-rio
Praia de Copacabana / Foto: Sergio Fonseca

Além da animação e muita música, o pré-carnaval do Rio de Janeiro foi marcado pela limpeza das praias. O Bloco da Limpeza 2010, do movimento internacional Clean Up the World, esteve em Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e Sepetiba, na Ilha de Paquetá e em Madureira, no dia 6 de fevereiro. Pelo sexto ano consecutivo, o mutirão de voluntários recolheu microlixos (gimbas de cigarro, tampinhas de garrafa, canudinhos, palitos, entre outros) na orla da cidade.

O principal objetivo é conscientizar os banhistas dos problemas causados por essas sujeiras - o microlixo pode matar por asfixia ou inanição os animais marinhos e contaminar a área.

Balanço da limpeza

salvador
Salvador contará com equipe especial para a limpeza dos circuitos / Foto: Sameffron

Durante o Carnaval, o Rio de Janeiro contará com 217 garis, 31 caminhões, 15 carros-pipas e 16 Kombi lava-jato. A novidade, porém, estará nas costas dos garis - será usada essência de eucalipto na limpeza dos banheiros químicos.

A prefeitura de Recife também realizará um esquema especial de limpeza nos bairros que receberão agremiações e blocos carnavalescos no Carnaval. O mutirão terá 88 garis e cinco caminhões da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

Salvador realiza um dos maiores Carnavais do Brasil com enorme quantidade de foliões e horas de festa, mas também em números de sujeira. Para este ano, a prefeitura de Salvador compôs equipes especiais de limpeza que trabalharão durante o período da festa, com seis pontos de coleta seletiva, 2.400 funcionários, 227 veículos e equipamentos e 1.350 sanitários químicos, além dos já disponíveis.


Veja também:

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital