Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Notícias | Máquinas transformam umidade do ar em água potável

Ciência e Tecnologia

22 de Julho de 2009

 

Máquinas transformam umidade do ar em água potável

filtro-1.jpg
DewPointe e AquaMaker são algumas das fabricantes da máquina/Fotos: Divulgação

A disponibilidade de água potável sempre foi um problema em muitos lugares e fatores como mudanças climáticas, poluição dos recursos naturais e má utilização da água têm agravado essa situação. Em busca de soluções, algumas empresas já comercializam máquinas capazes de transformar a umidade do ar em água pronta para o consumo.

Essas máquinas captam o ar, filtram todas as impurezas, como poeira, esporos e bactérias, e a enviam a uma bobina resfriadora, onde a água é decantada. Segundo alguns fabricantes, o nível de pureza pode chegar a 99,99%.

Esse controle é justificado pelo elevado índice de substâncias tóxicas presentes do ar. Elementos como metais pesados, pesticidas, gases nocivos e microorganismos circulam livremente na atmosfera.

Além da segurança de ter sempre água disponível (já que, por mais seca que esteja a umidade relativa do ar, sempre vai existir H2O presente na atmosfera), equipamentos desse tipo evitam o consumo de garrafas e galões de água, reduzindo a quantidade de plástico produzido, comercializado e descartado todos os dias.

O problema, como sempre, está no preço. Uma máquina dessas pode custar até US$2 mil, ou quase R$ 4 mil. Ainda assim, é uma boa ideia, especialmente para lugares como desertos ou ambientes abalados por catástrofes naturais.

Leia também:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital