Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Notícias | Masdar City: um oasis sustentável no meio do deserto

Cidades Sustentáveis

19 de Agosto de 2010

Leia Também
 

Masdar City: um oasis sustentável no meio do deserto

 masdar city promete ser refer�cia mundial em desenvolvimento sustent�el
Masdar City promete ser referência mundial em desenvolvimento sustentável/Foto: zerochamp

Um verdadeiro oasis em pleno deserto. Esta é a melhor definição para Masdar City, nos Emirados Árabes Unidos, a primeira cidade do mundo com emissão zero de carbono, ao incorporar a sustentabilidade em todos os aspectos do planejamento e concepção do município, segundo apuraram os pesquisadores da Plataforma de Cidades Sustentáveis.

Construída a partir de 2007 e com conclusão prevista para 2018, Masdar City foi projetada para abrigar 50 mil habitantes. A principal meta da cidade é tornar-se um pólo de pesquisa em tecnologias limpas, no intuito de ser considerada uma das lideranças na área.

Para concretizar este objetivo, o Masdar Institute of Science and Technology, desenvolvido junto com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), terá sede na nova cidade. A proposta do local é de ser um laboratório onde serão aplicados os princípios de sustentabilidade.

Listamos para você os principais objetivos traçados por Masdar City:

  • Matriz energética 100% renovável;
  • Reduzir ao máximo a pegada de carbono;
  • Transporte exclusivamente público;
  • Documentação dos habitantes totalmente digital para evitar o uso de papel;
  • Refrigeração dos edifícios e ruas da cidade baseada na tradicional arquitetura árabe.

A infraestrutura de Masdar City tem sido construída com investimentos do governo de Abu Dhabi (capital dos Emirados Árabes) em parceria com as empresas Foster e Partners e Mubadala Development Company. O Masdar Institute of Science and Technology está quase completo e sua primeira turma começará as aulas em setembro de 2010. A partir daí investidores externos iniciarão a construção de escritórios, residências e zonas mistas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital