Editorias / Turismo Sustentável
HOME | Notícias | Norma da ABNT estabelece diretrizes para uma gestão sustentável

Turismo Sustentável

10 de Março de 2010

Leia Também
 

Norma da ABNT estabelece diretrizes para uma gestão sustentável

brotas
Brotas / Foto: Ministério do Turismo

O turismo é um fator importante para a economia mundial e vem sendo objeto de estudo para se conseguir um desenvolvimento sustentável, já que interfere diretamente em aspectos ambientais, sociais e econômicos de uma região.

Acompanhando o desenvolvimento dessa área, novas normas de qualidade são desenvolvidas para que se a manutenção adequada de uma gestão sustentável seja respeitada.

Uma dessas medidas, uma das mais importante em âmbito nacional, é a norma ABNT NBR 15401 produzida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e sua Comissão de Estudo de Turismo Sustentável. Ela tem o objetivo de estabelecer diretrizes para uma gestão sustentável em empreendimentos hoteleiros.

Esta norma toma como base um ciclo denominado PDCA, que traz em suas siglas (em inglês) as seguintes descrições:

  • Plan (Planejar): planejamento de objetivos e estabelecimento de metas para alcançar resultados que estejam de acordo com a política de sustentabilidade;
  • Do (Implementar): implantação dos processos;
  • Check (Verificar): checagem e monitoramento dos resultados;
  • Act (Agir): ação de forma contínua no aperfeiçoamento do sistema de gestão.

porto-belo
Porto Belo / Foto: Ministério do Turismo

Objetivo e princípios

A ABNT NBR 15104 tem como principal objetivo especificar e estabelecer critérios mínimos de desempenho relativos à sustentabilidade para o turismo. Para, assim, permitir que empreendimentos hoteleiros formulem uma política que levem em consideração as informações referentes aos impactos ambientais, socioculturais e econômicos.

De acordo com a norma, a sustentabilidade do turismo é fundamentada por um conjunto de princípios, que constituem a referência nacional para o Turismo Sustentável. São eles:

  • Respeitar a legislação vigente em todos os níveis nacionais e internacionais, aos quais o país é signatário;
  • Garantir os direitos das populações locais, promovendo ações de responsabilidade social, ambiental e equidade econômica;
  • Conservar o ambiente natural e sua biodiversidade, adotando práticas de mínimo impacto sobre o meio ambiente e monitorando esses impactos;
  • Reconhecer e respeitar o patrimônio cultural e valores locais e colaborar para o seu desenvolvimento;
  • Estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos
  • Garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes, por meio de avaliações da satisfação do turista e verificação da adoção de padrões de qualidade;
  • Estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis de forma ética, visando engajar a responsabilidade social, econômica e ambiental de todos os integrantes da atividade.

A ABNT disponibiliza a norma com mais detalhes e informações para gestores interessados em implementá-la.  

hotel-lencois
Fachada do Hotel Lençóis, na Chapada Diamantina / Foto: Divulgação
 

Hotéis certificados

Disponível no Brasil a partir de novembro de 2006, até agora a norma só certificou dois hotéis, ambos em Lençóis, na Chapada Diamantina, Bahia. O certificado mais recente foi concedido ao Hotel de Lençóis. Este trabalha de forma sustentável desde 1982, mas foi depois da norma que alinhou ainda mais sua gestão aos princípios da sustentabilidade.

“Nós aperfeiçoamos os cuidados com o meio ambiente através da reciclagem de lixo, da compra de madeira certificada, do uso de lâmpadas de baixo consumo e da implantação de energia solar”, afirmou o funcionário do hotel, Antônio Lima.

A certificação do hotel traz o respeito, mas também a vigilância do turista durante a sua estadia. “Na nossa caixa de sugestões, os hóspedes sempre deixam recados quando alguma coisa está mal orientada, reclamam quando usamos papel não reciclável e opinam sobre os lençóis e toalhas”, complementou Lima.

Em busca de credibilidade

As empresas turísticas estão cada vez mais interessadas em demonstrar o seu cuidado com o meio ambiente e buscam maneiras de gerir com responsabilidade ambiental, para ganhar credibilidade frente aos seus clientes.

Esse é um reflexo de uma sociedade cada vez mais preocupada com as questões ambientais e que começa a criar políticas de proteção destinadas a regular a qualidade e o desenvolvimento das organizações, de uma forma sustentável.

Através do sistema de gestão ambiental ISO 14001, o Brasil tem uma ferramenta de sustentação que auxilia o desempenho e a manutenção dos empreendimentos turísticos sustentáveis brasileiros. 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital