Editorias / Moda e Beleza
HOME | Notícias | Estilistas Sustentáveis: Para Renata Campos, o belo também deve ser útil

Moda e Beleza

19 de Fevereiro de 2010

 

Estilistas Sustentáveis: Para Renata Campos, o belo também deve ser útil

materia-1.jpg
Criatividade e sustentabilidade nas criações de Renata Campos / Fotos: Divulgação

Renata Campos foi da lona de caminhão até os pneus velhos para encontrar o ponto de encontro entre a moda e a consciência ambiental. Sem cair nos buracos que fazem o consumidor enxergar a moda inteligente e responsável como um “lixo enfeitado”, a designer percorre o caminho da moda sustentável com criatividade e muito estilo.

“Desenvolver sem comprometer” é a frase que estimula a estilista na criação de bolsas e acessórios que usam como matéria-prima a câmara de ar de pneus, material que normalmente é descartado de maneira incorreta no meio ambiente e leva entre 500 a 800 anos para se decompor.

“Durante esse tempo, a câmara de ar fica exposta ao meio ambiente liberando substâncias tóxicas que poluem dos solos até os lençóis freáticos”, explica Renata, que optou pelo material depois da dificuldade em encontrar lona de caminhão usada no estado adequado para seu trabalho.

materia-4.jpg
A designer e publicitária Renata Campos

"A fórmula 'criatividade + sustentabilidade ambiental' está cada vez mais presente na marca Renata Campos. E o que começou como reaproveitamento de lonas na confecção de roupas e acessórios, transformou-se na alavanca para a busca de um material que antes não passava de sucata, e hoje é a matéria-prima para a fabricação do que chamamos de design sustentável", diz.

Cuidados x Consumidor

Desde 2004 trabalhando com materiais reciclados, a designer reconhece que esta atividade não é uma tarefa simples. Para Renata, é preciso pensar no processo desde o recolhimento do material até o descarte dos refugos e saber lidar com um mercado, que mesmo em expansão, ainda torce o nariz para produtos de matriz reutilizada.

“É preciso escolher a matéria-prima a dedo, recuperá-la sem agredir o meio ambiente, torná-la apta ao trabalho e descartar os resíduos da confecção corretamente”, pontua Renata, que acrescenta: “ Percebo que ainda há um certo 'pré-conceito' quando se trata de produtos reciclados. Querendo ou não, estamos caminhando para um momento no qual a reciclagem e a reutilização serão pré-requisitos, e não mais uma questão de conceito”.

materia-5.jpg
Bolsas, cintos e colares compõem a coleção criada pela designer

Segundo a designer, esse avanço pode ser notado entre os clientes, que estão cada vez mais a procura de algo original e único – o que para a moda sustentável pode ser uma boa estratégia de aproximação.

“Eles ainda são minoria [cliente conscientes], mas a tendência é de crescimento. Muitos consumidores estão a procura de produtos que atendam as suas expectativas, mas que também tenham algum conteúdo e história, acima de tudo. Esses consumidores apreciam a aquisição de peças únicas e com conceitos exclusivos”, diz Renata.

De olho no mundo

Interessada em proporcionar alternativas responsáveis ao consumo, Renata também mantém um atelier de reformar e reparos, ampliando a sua ótica sobre a moda consciente. “Do meu ponto de vista, o design sustentável é uma forma de trabalho que alia modernidade e praticidade com consciência, ou seja, o belo pode e deve ser útil e bom”.

materia-6.jpg
Na cabeça e nas mãos: lugares onde a sustentabilidade de Renata está

Com suas ações individuais mais com foco no coletivo, Renata dissemina a ideia de que ninguém veio a passeio e boas atitudes devem ser semeadas pelo planeta. Trabalhando com design sustentável, a também publicitária acredita estar fazendo a sua parte para o futuro que virá em breve, onde a preocupação com o meio ambiente será uma coisa real.

“O meio ambiente necessita de ações que possam minimizar todos os impactos que são despejados sobre ele. Fazemos parte desse sistema e a questão da reciclagem é urgente para a manutenção da vida e do bem estar de todos. Desejo continuar a desenvolver esse trabalho com materiais alternativos, com conteúdo e sustentados por ideias inovadoras, inteligentes e úteis. Aproveito da melhor forma todos os recursos que este Planeta Azul oferece, sem precisar agredi-lo. Afinal, devemos deixar nossa semente, cada um fazendo a sua parte, conscientemente”, conclui a estilista. 

materia-3.jpg
Brincos com câmara também fazem parte da coleção


Veja também:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital