Editorias / Carros e Transportes
HOME | Notícias | Soluções de carros e transportes amigos do meio ambiente

Carros e Transportes

04 de Junho de 2009

 

Soluções de carros e transportes amigos do meio ambiente

futuro.jpg
Os veículos do futuro serão leves, compactos, eficientes e movidos a energias sustentáveis/Foto:updateordie

Futuro que se preze tem que ter veículos flutuantes, trens-bala capazes de se locomover a velocidades inimagináveis e automóveis controlados por robôs com inteligência quase humana. Se você pensou que tudo isso só existiria em filmes de ficção científica ou na imaginação dos mais visionários, saiba que esses veículos já são reais, viáveis e podem estar na sua rotina bem antes do que você imagina.

Com designs modernos e funcionais, materiais mais leves e menos agressivos ao meio ambiente e, principalmente, movidos a energias renováveis, esses novos carros, ônibus, trens, aviões, barcos e até bicicletas estão cada vez mais sustentáveis.

Cientistas, empresários e autoridades das maiores potências mundiais dedicam seus esforços e economias em novas tecnologias, capazes de revolucionar a maneira como pessoas de todo o mundo se locomovem dentro e fora das cidades.

Seja por consciência dos impactos ambientais causados pelos transportes atuais ou pela (nem tão) futura escassez do petróleo, o mundo está mudando de direção e o futuro está mais verde.

Conheça algumas dessas tecnologias e descubra como será o seu transporte daqui a alguns anos:

  • Dentro das cidades

A promessa é a eletricidade. Cada vez mais as grandes montadoras dão provas de que os veículos do futuro serão movidos a baterias elétricas. Novos modelos surgem todos os dias e muitos já estão sendo comercializados, como o Roadster, da Tesla. O preço ainda é salgado e existem poucos postos de recarga, apesar de muitos centros urbanos estarem investindo nesses empreendimentos. Nos próximos anos as opções de veículos elétricos deverão se multiplicar e o consumidor terá a chance de abastecer o carro na tomada de casa.

Conheça alguns modelos:

Citaro G BlueTec Hybrid – Daimler (Mercedes-Benz)
Citaro.jpgO Citaro híbrido conta com um motor a diesel que funciona como gerador que manda a energia para a bateria de lítium (segundo a marca, a maior do mundo). Quatro motores elétricos utilizam esta fonte para mover o ônibus. As frenagens também mandam carga para a bateria. A motorização do veículo reduz o consumo de diesel em 30% em relação aos modelos tradicionais. As primeiras unidades do ônibus híbrido devem começar a rodar na Europa antes do fim deste ano

Greenster - Porsche
RUFGreenster.jpgEsse já é o segundo protótipo de Porsche elétrico desenvolvido pela montadora alemã RUF. Munido de um propulsor elétrico da Siemens, o esportivo é capaz de render 270 kW de força, ou na linguagem automotiva, 362 cv. Com um torque de 96,8 kgfm e 1.695 kg, o Greenster chega aos 100 km/h em cinco segundos e pode alcançar 250 km/h. O tempo de carga é de uma hora.

Kangoo Be Bop – Renault
Kangoo.jpgO carro movido a baterias de íons de lítio - produzidas pela aliança Renault/Nissan. Possui um motor de grande eficiência, com rotação máxima de 12.000 rpm. Apresenta 60 cavalos, velocidade máxima de 130 km/h e autonomia média de 100 km, que deve aumentar para 160 km. O carro começa a rodar para uma bateria de testes em junho, mas os consumidores poderão adquiri-lo a partir de 2011.

Mini E – BMW
mini.jpgVersão elétrica do famoso compacto em um motor que desenvolve 204 cv de potência e é alimentado por 260 kg de baterias de íon-lítio. A BMW diz que o modelo faz de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atinge velocidade máxima de 152 km/h. Com uma carga de 2h30, a autonomia é de 240 quilômetros. O único problema do Mini E é que as baterias tomaram o lugar dos bancos traseiros.

iMiev e iMiev Sport Air – Mitsubishi
iMiev.jpgO pequeno compacto tem autonomia de 135 km, pode atingir 128 km/h e já começou a ser produzido em grande escala para o mercado japonês. Algumas adaptações deverão ser feitas até 2010, quando o carro começará a circular na Europa e nos EUA. Já a sua versão esportiva possui três motores (um de 63 cv para as rodas traseiras e dois de 27 cv para as dianteiras). O protótipo chega a 180km/h e tem autonomia de 200 km.

Uno
uno.jpg

A pequena moto desenvolvida pelo inventor canadense Ben Gulak, de apenas 18 anos, atinge 40 km/h e suas baterias permitem uma autonomia de mais de duas horas. Com apenas duas rodas, ele funciona a partir do mesmo principio dos Segway e se equilibra sem apoio por meio de sensores e mecanismos especiais. O dono do projeto está em busca de algum investidor interessado em produzir o veículo.

Segway PT
Segway-PT.jpg

Esse minúsculo elétrico utiliza duas baterias íon-lítio, que lhe permitem uma autonomia de 35 km e uma velocidade máxima de 20 km/h. A carga total dura entre 8 e 10 horas e representa apenas um kilowatt a mais na conta de luz. O veículo foi pensado para facilitar a mobilidade urbana e pode representar uma redução entre 71% a 93% das emissões de gás carbônico em comparação a outros veículos motorizados ou híbridos. O Segway já é vendido em todo o mundo e custa cerca de R$ 26 mil.

A2B - Ultra Motor Ltda
A2B.jpg

O A2B é uma bicicleta elétrica que já está disponível em diversas concessionárias européias, com o preço de US$ 2.600. Ela chega a uma velocidade de 15 mph ou 24 km/h e anda cerca de 32 km utilizando apenas eletricidade. A vantagem do veículo é que ele pode gerar mais energia enquanto é utilizado, basta o ciclista continuar pedalando.

  • Entre as cidades

Mais uma vez a ideia é evitar o uso de combustíveis fósseis e investir em tecnologia eficiente e limpa. Para distâncias maiores, desafios também maiores, já que a demanda é por veículos grandes e pesados, capazes de transportar uma grande quantidade de pessoas ou produtos.

Conheça alguns modelos:

Transrapid
Transrapid.jpgO Transrapid é um trem de suspensão magnética de alta velocidade capaz de atingir uma velocidade recorde de 580 km/h. Ele trafega mais de três vezes acima da velocidade de um trem convencional graças a um sistema de suspensão magnética localizado 1cm acima da linha dos trilhos. Devido à falta de atrito entre o veículo e os trilhos, a única fricção que existe é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os trens de suspensão magnética conseguem atingir velocidades enormes com baixo consumo de energia e pouco ruído.

Sunseeker - Solar Flight
solar-airplane.jpg Esse avião movido a energia solar possui um motor elétrico de 8 HP alimentado por baterias de lítio que mantêm o avião até que ele atinja sua altitude de cruzeiro, de 915 metros (3.000 pés). A partir daí ele é alimentado pelos painéis solares instalados sobre suas asas. A energia solar coletada é suficiente também para recarregar as baterias, que têm capacidade para alimentar o motor por apenas 15 minutos - o tempo de recarga varia entre 30 e 45 minutos, dependendo das condições do clima.

Catamarã híbrido - Solar Sailor
Catamara-hibrido.jpgEsse catamarã utilizar a energia do sol, do vento e de combustíveis fósseis para se movimentar. Isso porque as “asas” no topo do barco não são apenas painéis solares, mas também captadores de vento. O catamarã foi projetado para funcionar a 40 nós de vento com 300% de margem de segurança.

 

Navios de carga - Solar Sailornavio-solar.jpg
Esses navios de 30 metros de comprimento são capazes de transportar toneladas de produtos utilizando a energia do sol. Os painéis solares instalados no navio ajudam a reduzir em até 40% seu consumo de combustíveis fósseis. Computadores de bordo ainda adaptam os painéis automaticamente para que captem ao máximo a luz do sol.

 


Leia também:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital