Editorias / Carros e Transportes
HOME | Notícias | Os carros elétricos estão chegando

Carros e Transportes

03 de Março de 2009

 

Os carros elétricos estão chegando

itaipu2-1.jpg
A geração de carros elétricos já está bem próxima de virar realidade/Fotos: Divulgação

O mundo está tomando novos rumos e tudo indica que num futuro bem próximo estaremos nos deslocando de forma mais sustentável. Os próximos carros serão movidos a energias alternativas, como a elétrica, solar, biomassa e até eólica. Outras tecnologias também prometem transformar os veículos em máquinas mais eficientes para o bolso e para o meio ambiente. E o Brasil não está de fora dessa tendência. Diversos carros com o selo verde já estão em fase de teste e prestes a circular pelas cidades do país.

Veículo Elétrico

itaipu.jpg
O Veículo Elétrico desenvolvido pela Itaipu terá protótipos nas ruas ainda esse ano.

Entre as grandes novidades está o carro elétrico desenvolvido pela usina Itaipu Binacional, em parceira com a empresa suíça KWO. O carro, que será montado pela Fiat, é 100% movido a eletricidade e possui uma autonomia de 120 km. Ele leva oito horas para ficar completamente carregado e pode chegar a 120 km/h.

As vantagens do protótipo são muitas, a começar pela ambiental. O novo carro não emite CO2 nem qualquer outra substância química na atmosfera. Sua bateria é parte reciclável e parte biodegradável e tem vida útil de 150.000 quilômetros. Para completar, não custa quase nada para rodar, já que valor do combustível é seis vezes menor do que os convencionais e não faz barulho algum.

Em compensação, o carro deve custar 40% a mais que os modelos tradicionais e não tem previsão de comercialização. O protótipo, que quando virar realidade para os consumidores poderá ser recarregado na tomada de casa, deve ir para as ruas até o primeiro semestre de 2009, mas ainda como teste.

Nos próximos cinco anos pesquisadores e cientistas deverão fazer aprimoramentos para tornar o carro viável economicamente, reduzir o tempo de recarga para 20 minutos e elevar a autonomia do veículo a 450 km.

FCC 2: Fiat Car Concept

bugue.jpg
O simpático bugue elétrico da Fiat garante 110 km de diversão limpa.

Outra novidade é o bugue elétrico, também desenvolvido pela montadora Fiat no pólo tecnológico de Minas Gerais. O conceito com ares futuristas foi totalmente desenvolvido no Brasil e possui um motor elétrico alimentado por 93 baterias de íon lítio, que não emite poluentes. Grande parte dos materiais usados na carroceria, e até mesmo em peças que obrigatoriamente levam metal na estrutura (como a suspensão), contém fibras e óleos naturais.

Com velocidade máxima de 120 km/h, o bugue pode rodar até 100 km depois de ficar oito horas ligado a uma tomada de 220 volts. Assim como o Palio desenvolvido pela Itaipu, o FCC 2 possui um sistema de regeneração de energia cinética. Cada vez que o acelerador é aliviado, ou quando se aciona o freio, a potência do carro volta imediatamente a zero: é o sinal de que o sistema entrou em ação. Isso ajuda a manter a carga das baterias, mas não se engane - a autonomia continua sendo de 100 km.

Z.E. Concept: Zero-Emissões

Z.E..jpg
O Z.E. da Renault mostra como um carro pode ser eficiente não apenas na mecânica.

No site da Renault Brasil também é possível ver carros conceitos que prometem segurança, conforto e sustentabilidade em um mesmo carro. Um deles é o Zero-Emissões, um veículo 100% elétrico, compacto e eficiente.

Ele é equipado com um motor elétrico de 70 kW (que alcança o torque máximo de 226 Nm) e baterias de íon-lítio. Além de não emitir gases poluentes, o carro leva a eficiência energética para dentro da carroceria e oferece maior autonomia ao reduzir o consumo de dispositivos como iluminação, aquecimento e climatização do veículo.

Para isso, ele utiliza paredes com ar no meio que exerce a função de isolante, reduzindo a diferença entre a temperatura externa e a interna. Painéis solares instalados sobre o teto alimentam um sistema de regulagem que permitem que uma atmosfera agradável seja mantida no interior sem a utilização do ar-condicionado.

Ondelios

Ondelios.jpg
O carrão mistura eficiência, potência e conforto.

Mas se você quer algo realmente grandioso, então seu carro do futuro é o Ondelios. Também desenvolvido pela Renault, o carrão é um híbrido com dimensões de gente grande (ele tem 4,81 m de comprimento, 2 m de largura, 1,61 m de altura e 2,90 m de entreeixos).

Na parte de dentro, os seis bancos individuais possuem telas de cristal líquido privativas para cada um dos passageiros. O carro ainda tem requintes como o de reconhecer sozinho o condutor e realizar por ele todos os ajustes necessários, como bancos, altura e distância do volante.

O motor diesel conta com o auxílio de dois outros motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro. Esses motores extras dão ao carro características de 4x4 e faz com que o Ondelios acelere de 0 a 100 km/h em 7,8 s, emitindo 120 g/km de CO2.

E ai, gostou? Bom, todos esses carros ainda são protótipos e não tem data certa para serem comercializados. Mas não desanime, porque quando você menos esperar, terá uma carro elétrico recarregando a bateria na garagem da sua casa.

Leia também:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital