Editorias / Carros e Transportes
HOME | Notícias | Os carros elétricos se popularizam, mas a recarga ainda é um problema

Carros e Transportes

18 de Março de 2009

 

Os carros elétricos se popularizam, mas a recarga ainda é um problema

recarga.jpg
A recarga das baterias ainda é um problema a ser resolvido antes de implantar os carros elétricos no mercado/Foto: Divulgação Tesla

Eles se recarregam quando você não os utiliza, não gastam quase nada para reabastecer, não poluem e não fazem ruídos. Apesar de parecer um sonho distante, os carros elétricos já são reais e, em breve, dominarão as ruas de todo o mundo. Apenas um problema precisa ser resolvido: a criação de postos de recarga funcionais e acessíveis à população.

Para que esses veículos tenham real autonomia são necessários postos de recarga nas ruas, empresas e casas, o que aumentará a demanda de energia elétrica nas cidades. Isso tem gerado dúvidas se os sistemas elétricos poderão suportar a nova carência. Para os especialistas, a resposta é sim, ao menos a curto prazo. Apesar disso, eles apostam nas redes inteligentes (smart grids) como solução permanente.

Redes inteligentes

Essas smart grids são baseadas na troca de informações entre consumidores e empresas de fornecimento de energia. O resultado é um sistema de energia elétrica autônomo, pré-pago e capaz de consertos remotos, além do uso mais racional de usinas e eletricidade mais barata e com mais qualidade.

Um estudo elaborado pela Universidade Pontificia de Comillas, na Espanha, destacou o uso das redes inteligentes na implantação dos sistemas de transporte elétrico. Segundo o documento, os smart grids permitem uma relação bidirecional no fluxo entre as redes elétricas e os carros, e facilitam a transmissão de sinais necessários para que eles se conectem nos momentos adequados, favorecendo o funcionamento correto da rede elétrica.

Sistemas de abastecimento

Outra preocupação dos especialistas é quanto ao sistema de abastecimento que será utilizado nas cidades. As opções são: carregar as baterias em locais destinados a isso ou trocar as baterias descarregadas por outra com a carga completa. Tudo indica que a primeira opção será a escolhida pela indústria automobilística.

Apesar de ser mais simples e viável, esse sistema precisa de atenções especiais. Medidas como a padronização das cargas, das suas características e do sistema de cobrança serão fundamentais para o bom funcionamento dos postos em larga escala.

Algumas experiências desenvolvidas ao redor do mundo já servem de modelo para outros países. A empresa californiana Better Place destaca-se na instalação de estruturas para o abastecimento de carros elétricos.

O sistema desenvolvido pela empresa opera em três setores: a recarga das baterias, as estações de troca dessas baterias e o desenvolvimento de software que automatizem o processo. Segundo informações divulgadas no site da companhia, haverão postos de recarga nas cidades e estradas, onde os usuários poderão plugar seus veículos e reabastecê-los. O procedimento será simples e rápido e qualquer um poderá fazê-lo.

Israel, Dinamarca, Austrália, Califórnia, Havaí e Canadá já aderiam à idéia e se comprometeram a desenvolver um sistema de transporte baseado na energia elétrica. Em Londres, onde os carros elétricos já circulam pelas ruas desde 2006, existe uma rede com diversos pontos de abastecimento bem no centro da cidade. Com uma tarifa anual de 400 libras, os motoristas podem estacionar e recarregar seus veículos sempre que precisarem.

Em entrevista ao jornal espanhol El País, o presidente da Rede Elétrica Espanhola (REE), Luis Atienza, garantiu que estamos “a um passo de uma modernização extraordinária”. Ele ainda aposta que dentro de uma década será praticamente impossível circular pelas grandes cidades sem ser em um veiculo elétrico. É esperar (e se preparar) para ver.

Com informações do El País

Leia também:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital