Editorias / Voluntariado
HOME | Notícias | Pesquisa mostra crescimento do voluntariado empresarial no Brasil

Voluntariado

09 de Dezembro de 2010

Leia Também
 

Pesquisa mostra crescimento do voluntariado empresarial no Brasil

capa.jpg
Grandes empresas estão mais dispostas a investir em programas de voluntariado / Foto: Scottish Government

Uma pesquisa divulgada na quinta-feira, 2 de dezembro, revelou um crescimento do voluntariado coorporativo no país. De acordo com a pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil, realizada em mais de 100 companhias pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), o percentual de empresas que investiam mais de R$ 200 mil/ano em ações voluntárias passou de 19%, em 2007, para 36% em 2010.

O estudo também mostrou que 73% das empresas que investem em voluntariado são de grande porte e que 22% delas estão dispostas a aumentar em 2011 entre 5% e 15% os gastos em incentivo ao setor.

O levantamento ainda revelou que 59,4% das empresas valorizam a experiência em trabalho voluntário na seleção de novos funcionários e que a participação dos diretores nas ações voluntárias é um dos principais estímulos para a adesão dos colaboradores nos programas de voluntariado.

As empresas também tem se beneficiado da prática. De acordo com o documento, 95,3%, dos dirigentes destacaram a consolidação de valores éticos após a adoção do programa de voluntariado, 93,8% ressaltaram a melhoria da relação empresa/comunidade e 92,2% notaram o fortalecimento do trabalho em equipe.

Em 68,8% das companhias pesquisadas, o planejamento do voluntariado é feito durante o horário de trabalho, mas as ações acontecem prioritariamente fora do expediente e o foco preferido é a inserção no mercado de trabalho do público-alvo, principalmente com programações voltadas para orientação profissional, capacitação e empreendedorismo.

Cerca de 50% dos funcionários aderem às ações por orientação corporativa, outros 20% mobilizam-se de forma espontânea e 16% demandam este tipo de incentivo das empresas em que trabalham.

Para a presidente do CBVE, Wanda Engel, “o voluntariado empresarial pode representar um inestimável aporte na luta pela construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável”. E acrescenta: “Para avaliar seu poder transformador, basta pensar na força que já possui o voluntariado individual e acrescentar-lhe planejamento, foco e sinergia”.

- Leia a pesquisa na íntegra -

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital