Editorias / Consumo Consciente
HOME | Notícias | Pesquisa revela perfil do consumidor de produtos orgânicos

Consumo Consciente

06 de Fevereiro de 2010

 

Pesquisa revela perfil do consumidor de produtos orgânicos

market.jpg
Foto: Stock

Uma pesquisa divulgada essa semana pela Market Analysis revelou o perfil do consumidor de produtos orgânicos no Brasil. Segundo a avaliação, somente 2% dos produtores brasileiros cultivam alimentos orgânicos, enquanto que um em cada seis brasileiros, cerca de 17% da população, adquirem esse tipo de produto de uma a cinco vezes por semana.

Segundo o instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, o Brasil já possui 90 mil estabelecimentos que declaram praticar agricultura orgânica. Quantidade relativamente baixa, se comparada aos mais de 3,5 milhões de brasileiros já consomem esses produtos semanalmente.

Em São Paulo, por exemplo, já são mais de 1.161.980 compradores de frutas, verduras, legumes, carnes e todos os tipos de alimentos produzidos sem agrotóxicos. Nas cidades de Recife e Porto Alegre o mercado já ultrapassa os 153 mil consumidores semanais.

A pesquisa aponta ainda que a maioria comprar apenas uma vez por semana e, em 77% dos casos, dentro dos supermercados. “Tradicionalmente, as compras de orgânicos ocorriam nas feiras ecológicas ou de rua semanais, ou então, nas lojas especializadas” comenta Fabian Echegaray, diretor da Market Analysis. “Entretanto, essas compras cada vez mais ocorrem no âmbito das grandes redes de supermercado”, diz.

Para Echegaray o conceito dos orgânicos ainda é visto como algo periférico entre os consumidores e é preciso mais esforço do varejo alimentar para inserir de vez esse tipo de produto no hábito de compra da população.

“Alguns deles (varejistas) não apenas apontam a cobrir uma demanda importante e crescente entre os consumidores, mas também a posicionar-se de forma efetiva no campo do varejo sustentável, só que a efetividade desse esforço ainda está por ver-se”, defende.
 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital