Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Notícias | Pesquisadores produzem hidrogênio a partir da urina

Ciência e Tecnologia

13 de Agosto de 2009

 

Pesquisadores produzem hidrogênio a partir da urina

urina-capa.jpg
O hidrogênio extraído da urina poderá servir como combustível para carros/Foto: premierintegrity

Pesquisadores americanos desenvolveram uma técnica capaz de produzir hidrogênio a partir da urina. De acordo com os estudiosos da Universidade de Ohio, o processo é significativamente mais barato que o utilizado para produzir hidrogênio a partir da água. No futuro, o material poderá ser utilizado como combustível para carros, além de ajudar a limpar os mananciais de água das cidades.

Em entrevista à revista Chemistry World, Gerardine Botte, professora da universidade, contou que a ideia surgiu há alguns anos, em uma conferencia sobre células de combustíveis que discutiu como transformar água limpa em energia.

Botte, então, começou a pesquisar nos resíduos descartados nos esgotos uma fonte de moléculas capaz de produzir hidrogênio. A urina surgiu como uma candidata graças à sua constituição prioritária, a uréia, que pode incorporar quatro átomos de hidrogênio por molécula. Além disso, os átomos de hidrogênio presentes na uréia são menos ligados que os presentes nas moléculas de água.

urina-2.jpg

Segundo a pesquisa, o níquel presente no eletrodo oxidou a uréia de forma seletiva e eficiente, quebrando as moléculas desassociadas. Na eletrolise convencional, utilizada para quebrar as moléculas de água, são gastos 1.23 volts. Já para quebrar a uréia, os pesquisadores precisaram de apenas 0.37 volts.

De acordo com Botte, os processos disponíveis atualmente para eliminar a urina da água são caros e ineficientes. Além disso, existe o risco de, durante o processo, a uréia gerar gases altamente poluentes, como nitrato e sulfato de amônia. Esses gases podem causar problemas como bronquite crônica, asma e morte prematura.

O grupo está estudando agora como estabilizar o sistema de eletrólise em longo prazo. Botte acredita que a tecnologia pode ser facilmente utilizada em larga escala para gerar hidrogênio, e consequentemente energia, enquanto ajuda a limpar a água que corre nos esgotos.

Com informações do EcoSeed

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital