Editorias / EcoDesign
HOME | Notícias | Poor Little Fishbowl Sink: Reduza o consumo de água ou o peixe morre

EcoDesign

27 de Setembro de 2010

 

Poor Little Fishbowl Sink: Reduza o consumo de água ou o peixe morre


A pia tenta sensibilizar o usuário para economizar água

A cada dia surgem formas incomuns de conscientizar as pessoas sobre o uso racional da água. A pia desenhada pelo designer chinês Yan Lu, por exemplo, utiliza a culpa do usuário para promover a economia: a água usada para lavar as mãos, aparentemente, vem de um aquário. Toda vez que o usuário gastar muita água, o peixinho fica ameaçado. 

Apesar de possuir um método de funcionamento assustador, o cano que abastece a torneira não tem nenhuma ligação com a água que sai do peixe. O aquário fica vazio até um certo ponto, o que impede que o peixe morra. Quando a torneira é desligada, o aquário volta a ficar no nível normal. É apenas um truque do designer chinês, que quer tentar convencer as pessoas emocionalmente a economizarem água.

O protótipo, intitulado “Poor Little Fishbowl Sink” (que pode ser traduzido como “pia-aquário do pobre peixinho”), não agradou a todos. O PETA, organização de proteção aos animais, enviou um comunicado que dizia que o órgão aprecia a ideia do uso racional da água, mas que "causar o sofrimento de um indivíduo que é parte do ecossistema soa como a mesma arrogância que nos levou a ter o problema de falta de água".

O conceito envolvendo o produto pode até ser criativo, mas, caso comercializado, uma nova estratégia deve ser pensada. Afinal, as constantes mudanças de nível da água do aquário podem até, a princípio, sensibilizar o usuário, mas tornar isso algo corriqueiro pode prejudicar apenas o pobre peixe.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital