Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Notícias | Prefeito quer tornar Londres a cidade mais limpa do planeta até 2012

Cidades Sustentáveis

27 de Maio de 2009

 

Prefeito quer tornar Londres a cidade mais limpa do planeta até 2012

londres.jpg
Desde 2007 a cidade já tem um plano para reduzir suas emissões de carbono em 60% até 2025/Foto:
scratch n sniff

A cidade de Londres se prepara para tornar-se “a cidade mais limpa e verde do planeta” até os Jogos Olímpicos de 2012. Pelo menos é o que garante o prefeito da capital, Boris Johnson, que reafirmou a intenção de reduzir as emissões locais de CO2 em 60% até 2025.

O prefeito informou que quer usar as Olimpíadas como motivação e prazo máximo para reduzir as emissões de carbono da cidade. Para conseguir realizar o feito, ele diz que o primeiro passo é adaptar os edifícios comerciais e residências para aumentar a eficiência energética, já que eles seriam responsáveis por 70% das emissões da cidade.

Além disso, Johnson, que assumiu ser um ciclista apaixonado, pretende criar superciclovias ao redor da cidade, substituir os veículos antigos por modelos com baixas emissões de carbono e trocar os 32 mil taxis movidos a diesel por uma frota elétrica.

Segundo Johnson, as cidades produzem 80% das emissões que provocam as mudanças climáticas. "O problema do nosso planeta é um problema urbano", afirmou. Ele acredita que grande parte do problema da poluição de Londres é causado pelos 8.300 ônibus antigos que ainda circulam pela cidade. A substituição por veículos menos poluentes seria um grande empurrão rumo a uma capital mais limpa.

Contradição

O anúncio foi feito durante uma conferência sobre mudanças climáticas com líderes das 40 maiores cidades do mundo, o C40, na Coréia do Sul. Apesar das boas intenções do prefeito (que pretendia servir de exemplo aos demais), o plano gerou polêmicas. Alguns representantes do Partido Verde de Londres disseram que determinadas ações de Johnson irão tornar a cidade ainda mais poluída.

“Ele cancelou a taxa de £25 sobre o gás, suspendeu a regulação rigorosa sob as mais de 90 mil vans mais poluentes e planeja cancelar a taxa de congestionamentos na extensão ocidental da cidade”, diz Darren Johnson, um dos líderes do partido.

Ele ainda contesta que o prefeito não citou outras medidas importantes, como a construção de uma vila olímpica livre da emissão de carbono. Além disso, Darren Johnson afirma que os carros elétricos causarão pouco impacto nas emissões de CO2 até 2012.

Cidade verde

Não é de hoje que os representantes de Londres fazem planos para tornar a cidade um exemplo de respeito ao meio ambiente. Desde 2007 já existem projetos para transformar a capital em um modelo de sustentabilidade. Na época, John Sauven, representante do Greenpeace, chegou a afirmar que o então prefeito, Ken Livingstone, estava "demonstrando como a maior cidade da Europa pode combater as mudanças climáticas".


Leia também:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital