Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Notícias | Programa recicla 127 toneladas de pilhas e baterias em 2008

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

09 de Fevereiro de 2009

 

Programa recicla 127 toneladas de pilhas e baterias em 2008

papa-pilhas.jpg
As pilhas e baterias recolhidas pelo programa são tratadas e recicladas/Foto: Divulgação

O Papa-Pilhas, programa criado pelo Banco Real em dezembro de 2006 que recolhe e recicla pilhas e baterias em todo o país, bateu recorde de entregas em 2008. Ao longo de todo o ano foram tratadas 127 toneladas do material, quantidade três vezes maior que no ano anterior. Para participar do programa, basta levar suas pilhas e baterias a um dos quase dois mil pontos de coleta espalhados pelo Brasil.

Apenas na cidade de São Paulo foram coletadas mais de 70 toneladas de produtos que iriam para no lixo. Um dos motivos que impulsionou o programa foi o estabelecimento de mais de 200 parcerias com instituições que passaram a contar com displays para que as pilhas e baterias pudessem ser depositadas pela população.

Esses pontos de coletas estão localizados em universidades, hospitais, órgãos públicos e outros parceiros. Além desses lugares, os usuários podem entregar suas pilhas e baterias nas agências e postos de atendimentos bancário do Banco Real. Atualmente o programa já está instalado em todas as capitais do país e em alguns municípios de São Paulo.

O aumento da adesão também teve outro motivo. Em novembro de 2008 o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou uma resolução estabelecendo que as lojas que comercializam esse tipo de produtos ficarão obrigadas a oferecer pontos de recolhimento adequados aos consumidores.

Riscos

Jogar pilhas e baterias em lixos comuns pode representar um enorme perigo para o meio ambiente. Muitos desses produtos possuem metais pesados, como mercúrio, chumbo, cádmio, níquel e outras substâncias tóxicas em sua composição.

Quando descartadas incorretamente, essas substâncias podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, rios e solos. O enfeito é ainda pior quando essa água contaminada é utilizada para a irrigação agrícola ou para o consumo direto de animais e seres humanos, afetando seriamente a saúde.

O programa

O Papa-Pilha, desenvolvido pelo Banco Real recebe todos os tipos de pilhas e baterias portáteis com medidas de até 5x8 cm, incluindo carregadores e baterias de celular. Quem quiser participar só precisa levar o seu material até um dos pontos de coleta e depositar em um dos coletores certificados.

Após serem recolhidas, as pilhas e baterias são levadas até uma empresa que se encarrega da reciclagem. Lá elas são desencapadas e os metais são queimados em fornos industriais – todos possuem filtros que impedem a emissão de gases poluentes. Algumas substâncias, como sais e óxidos metálicos, são reutilizadas em indústrias de refratários, vidros, tintas, cerâmicas, entre outros.

As expectativas do banco é que até 2010 sejam envolvidos os 479 municípios de todo o país onde ele mantém postos de atendimento ao público. Nessa fase, o serviço estará disponível para um milhão de pessoas.

Confira algumas dicas do programa sobre o uso correto de pilhas e baterias:

• Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.
• Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo.
• Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar.
• Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns; novas e usadas). Isso prejudica o desempenho e a durabilidade.
• Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade.
• Guarde as pilhas em local seco e em temperatura ambiente.
• Nunca guarde pilhas e baterias junto com brinquedos, alimentos ou remédios.
• Não exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir.
• Pelas mesmas razões, não as incinere e, em hipótese alguma, tente abri-las.
• Nunca descarte pilhas e baterias no meio ambiente e não deixe que elas se transformem em brinquedo de crianças.
• Evite comprar aparelhos portáteis com baterias embutidas não removíveis.
• Compre sempre produtos originais. Não use pilhas e baterias piratas.

Saiba aqui onde encontrar postos de coleta perto de sua casa.

Leia também:

Entra em vigor a nova resolução do Conama sobre pilhas e baterias

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital