Editorias / Energia
HOME | Notícias | Projeto de Hidrogênio Renovável vence o Mercosul de Ciência e Tecnologia

Energia

10 de Novembro de 2008

 

Projeto de Hidrogênio Renovável vence o Mercosul de Ciência e Tecnologia

esgotoaricanduva 
Águas residuárias (esgoto) são geradoras de Biohidrogênio/Foto: Spyer

Estudo que propõe a produção de hidrogênio a partir do tratamento de águas residuárias como alternativa de fonte de energia renovável, em vez dos combustíveis fósseis, foi realizado por docentes e estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), em parceria com os colegas da Universidade da República (Udelar), do Uruguai e faturou o prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2008, na categoria Integração.

O hidrogênio biológico pode ser produzido através dos processos de fotossíntese e fermentação. "A produção fermentativa foi o tema abordado na pesquisa, que objetivou o desenvolvimento de biorreatores anaeróbios e o estudo das melhores condições para produção de hidrogênio. A fermentação é tecnicamente mais simples e, nesse caso, o hidrogênio pode ser obtido a partir da matéria orgânica presente em águas residuárias", explicou Marcelo Zaiat, professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC.

Extraído basicamente do esgoto, esse hidrogênio é obtido na primeira fase (acidogênica), a qual é mediada por organismos que consomem a matéria orgânica das águas residuárias. Segundo Zaiat, essa pesquisa é extremamente promissora, porque quando os estudos chegarem ao desenvolvimento de reatores biológicos mais adequados para essa conversão será possível o tratamento da água residuária, assim como a produção de hidrogênio como fonte de energia.

"Muitos problemas de engenharia ainda devem ser resolvidos antes de essa tecnologia poder ser aplicada em escala industrial, mas os dois grupos têm trabalhado com águas residuárias de várias origens, buscando aplicações em vários setores produtivos ligados à América Latina", completou Zaiat. Um exemplo de águas residuárias são os esgotos domésticos, que quando lançados nos rios sem o tratamento devido causam danos ao meio ambiente. O objetivo da produção do Biohidrogênio visa amenizar o problema, oferecendo mais uma alternativa de energia renovável, em relação aos combustíveis fósseis.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital