Editorias / Energia
HOME | Notícias | Projeto inédito no Brasil irá gerar energia limpa a partir do biogás

Energia

14 de Setembro de 2009

 

Projeto inédito no Brasil irá gerar energia limpa a partir do biogás

vacas.jpg
O projeto utilizá os gases gerados pelos rebanhos como matéria-prima para a produção da eletricidade

Um projeto inédito lançado pela Itaipu Binacional e o governo do Paraná no dia 09 de setembro permitirá que pequenos pecuaristas familiares tornem-se produtores de energia elétrica a partir do biogás gerado pelos seus animais.

O Condomínio de Agroenergia da Agricultura será instalado na bacia do rio Ajuricaba, no município de Marechal Cândido Rondon, e ajudará a criar energia limpa, gerar renda para os pequenos produtores e reduzir os impactos ambientais causados pela criação dos animais.

A princípio, o projeto abrangerá 41 propriedades - a maioria dedicada à criação de suínos e de bovinos de leite. A produção de energia se dará a partir do tratamento dos dejetos dos animais, que irá gerar o biogás. Esse material, por sua vez, será transportado dos biodigestores instalados nas propriedades até uma microcentral termelétrica, onde o gás funcionará como combustível para motogeradores, produzindo energia elétrica. A microcentral será operada pelos produtores em regime de condomínio.

Depois de produzida, a energia elétrica gerada será vendida à Copel e os ganhos dos agricultores com a venda ainda serão somadas à receita com o comércio de créditos de carbono, pelo chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto no Protocolo de Kioto.

porcos.jpg
Além do biogás, o processo também irá gerar biofertilizantes, que poderão ser aplicados nas pastagens e lavouras/Foto: Laurel Fan

A razão desse “bônus” é o fato de o tratamento ambiental dos resíduos e dejetos evitar a emissão de gás metano, que é 21 vezes mais poluente que o gás carbônico. Para completar as vantagens do o processo, ele tem como subproduto um biofertilizante, que poderá ser utilizado nas pastagens e lavouras, aumentando a produtividade.

Viabilidade

“O projeto demonstra que as energias renováveis são viáveis mesmo para as pequenas propriedades. Com isso, o agricultor familiar tem novas perspectivas de renda, produzindo segundo critérios ambientalmente corretos. É uma experiência pioneira que acreditamos que pode ser levada para várias outras localidades do país”, afirmou Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu.

Para viabilizar o projeto, serão realizadas obras como instalações para a geração de energia (dutos para canalização de dejetos e do biogás e construção de biodigestores) e uma série de melhorias para atender a critérios de produção sustentável como a readequação de estábulos e de outras instalações que eventualmente se encontrarem dentro da área prevista para a reserva legal (junto à margem dos rios). A perspectiva de conclusão das obras e inicio da geração de energia é de janeiro de 2010.
 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital