Editorias / Moda e Beleza
HOME | Notícias | Publicidade responsável

Moda e Beleza

14 de Janeiro de 2009

 

Publicidade responsável

Alunos das universidades Diego Portales e Católica do Chile levaram o conceito de reutilizar a outro nível. Utilizando materiais publicitários, folhetos informativos e exemplares de produtos de promoção da grife PUMA, criaram peças impressionantes que, além de estamparem a identidade da marca, reconstruíram a idéia de comunicação sem responsabilidade ambiental.

Esses materiais são feitos para um curto prazo de validade, mas apesar disso, são compostos por substâncias que demoram de se decompor e tornam-se resíduos abrasivos quase sempre descartados no meio ambiente.

puma1.gif
A criação de Paula Santana deu uma "vida" ao tênis que depois da exposição iria ser descartado como lixo no meio ambiente / Foto: Divulgação

A perecividade destes artigos utilizados em campanhas de publicidade não reflete as mudanças contemporâneas em prol da interação racional entre desenvolvimento, o consumo e a sustentabilidade. O concurso Remade, que nasceu na Itália, ganhou sua versão chilena em dezembro de 2008 e trouxe até os alunos de designer a possibilidade concreta de mudar essa situação de maneira responsável e atrativa.

As peças vão de “brinquedos Puma” e vasos até vestidos e máscaras. Mesmo não sendo os produtos mais úteis no cotidiano, as criações selecionadas mostram formas criativas de reutilização, que podem atuar como fonte de inspiração para embutir nestes artigos novos jeitos de vestir, usar e até brincar.

O Remade in Chile também trabalhou com outras marcas e selecionou quase 40 peças, dentre as quais, três de cada projeto foram premiadas. Abaixo estão as três criações premiadas no Remade By Puma.

primeiro.lugar.gif

 

 

 

 

 

O primeiro lugar ficou com a luminária "Bola Disco" feita com aqueles tênis sem par, que ficam expostos em vitrines e depois vão para o lixo.

 

 

 

 

 

 

 


segundo.lugar.gif
 

 

 

 

 

 

O "Revestido" ficou especialmente bonito com os encartes e panfletos de divulgação descartados e levou o segundo lugar na premiação.

 

 

 

 

 

 

 

terceiro-lugar.gif

 

 

 

 

 

 

 

Os "Bichos" receberam o terceiro lugar na premiação mas mostraram que nem todo inseto causa medo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital