Editorias / Consumo Consciente
HOME | Notícias | Sábado é o Dia Mundial Sem Consumo: Participe junto com o EcoD!

Consumo Consciente

22 de Novembro de 2010

Leia Também

Dia Mundial sem consumo 01 de Dezembro de 2008

Dia Mundial sem consumo

 

Sábado é o Dia Mundial Sem Consumo: Participe junto com o EcoD!

capa.jpg
Experimente passar um dia inteiro sem comprar nada! / Foto: Mr_Nie'ze

No sábado, 27 de novembro, será celebrado no Brasil e em mais de 60 países o Dia Mundial Sem Consumo. O objetivo da data é incentivar as pessoas a passarem um dia inteiro sem consumir nada como forma de refletirem sobre o consumismo excessivo e repensarem seu estilo de vida. E você está convocado para participar da data junto com o EcoD! A regra é simples: basta ficar um dia inteiro sem abrir a carteira para absolutamente nada e mostrar aqui como foi.

Todos que quiserem participar deverão enviar um e-mail para redacao@ecodesenvolvimento.org.br afirmando seu interesse. Depois, cada um deverá se preparar e começar a planejar a data. Lembre-se que a regra é categórica e não é permitido comprar nem uma garrafinha de água!

Se for possível, filme ou fotografe os momentos mais difíceis do seu dia, como resistir àquela promoção imperdível ou conseguir passar direto na frente da loja preferida. Depois, mande tudo para a gente, junto com uma descrição de como foi a sua aventura, a parte mais difícil e a mais fácil e quais lições você tirou dessa experiência.

Na segunda-feira, 29 de novembro, publicaremos uma matéria com todos os participantes do desafio e como foi passar um dia inteiro sem comprar nada para cada um deles. Quer aparecer aqui no EcoD e ser um exemplo de consumidor consciente? Então não perca tempo e se entre em contato conosco agora mesmo!

E se você gostou da ideia, mas não sabe se consegue abrir mão do cartão de crédito de forma tão radical, saiba que você também pode participar. Não precisa deixar de comprar tudo – apenas tente resistir o máximo que puder e reflita antes de abrir a carteira. Depois, mande-nos uma mensagem curta dizendo o que você conseguiu deixar na prateleira e por que o fez. Faremos um apanhado das melhores frases e publicaremos também aqui, no EcoD.

Na quinta-feira, 25 de novembro, vamos publicar uma matéria com algumas dicas para ajudar os participantes a resistirem às tentações do consumo nesse dia especial. Portanto, fique ligado! E enquanto isso, você pode conferir na nossa área de Dicas e no Canal Consumo Consciente outras formas de comprar sem agredir o planeta.

Sobre a data

O Dia Mundial Sem Consumo (Buy Nothing Day, em inglês) é uma celebração que preza pelo consumo consciente e luta contra a compra desenfreada como estilo de vida. Ele surgiu em Vancouver, criado pelo artista Ted Dave e foi posteriormente promovido pela revista Adbusters, com sede no Canadá.

O primeiro Buy Nothing Day foi organizado em Setembro de 1992, como um dia para a sociedade poder analisar a questão do excesso de consumo. Em 1997, ele foi transferido para a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças americano, também chamado "Black Friday”, que é um dos dez dias mais agitados de compras nos Estados Unidos. Fora da América do Norte e de Israel, o Dia Mundial sem Consumo é celebrado no sábado seguinte.

Em 2010, o Dia Mundial Sem Consumo será celebrado em todo o mundo no dia 27 de novembro, com exceção das nações na América do Norte e de Israel, que celebrarão na véspera.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital