Editorias / Energia
HOME | Notícias | Segundo maior campo solar do mundo ficará pronto ainda este ano

Energia

24 de Agosto de 2009

 

Segundo maior campo solar do mundo ficará pronto ainda este ano

 solar-capa.jpg

A fazenda irá produzir 53 MW de energia limpa, o suficiente para abastecer 15 mil casas/Foto: Divulgação

 O segundo maior campo solar do Planeta e o maior Alemanha estará pronto no final deste ano, afirmaram os responsáveis pelo projeto. O Lieberose, localizado em Brandemburgo, na Alemanha, terá uma capacidade de produção de 53 MW distribuída em 162 hectares, o equivalente a 210 campos de futebol, e com 700 mil módulos de película fina. Iniciativa da First Solar Inc. e da Juwi Holding, o campo recebeu um investimento de €160 milhões.

Quando concluído, a energia gerada através dos painéis será capaz de abastecer 15 mil casas e evitar o lançamento de 35 mil toneladas de carbono na atmosfera todos os anos. A planta está sendo desenvolvida na maior área de formação de ex-militares do exército soviético – local que será restaurado pela Brandemburgo, o que inclui a remoção de minas e outras munições presentes na região. Após o término do período de locação, a produção de energia solar poderá ser removida, devolvendo a terra a seu estado natural.

“Lieberose é um modelo não apenas em termos de geração de energia e financiamento, mas também de conversão de terras militares e inutilizadas”, afirmou o governador do Estado, Matthias Platzeck. “Terra que estava contaminada e fora dos limites por ano está sendo limpa de munições e outras formas de poluição sem nenhum encargo financeiro para o dono [e] o Estado”, diz.

O projeto está sob responsabilidade da Juwi Solar GmbH, que também é responsável pelo planejamento, logística, supervisão da construção e entrega da fazenda solar, que deverá ser vendida a um investidor após pronta. Especializada em desenvolver energias alternativas como a solar, eólica, hídrica, biológica e geotérmica, a empresa implantou mais de 300 turbinas eólicas e 800 painéis fotovoltaicos desde dezembro de 2008 até hoje, gerando mais de 670 MW de energia limpa.

Já a First Solar é responsável pelos painéis solares que serão utilizados no campo, além de ter contribuído com os investimentos. A empresa, maior do mundo no ramo de produção de películas finas, pretende atingir uma capacidade de produção de 1 GW de energia renovável até o final de 2009.

*Com informações do EcoSeed

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital