Editorias / Voluntariado
HOME | Notícias | EcoD Básico: O que você precisa saber sobre o voluntariado

Voluntariado

26 de Novembro de 2008

 

EcoD Básico: O que você precisa saber sobre o voluntariado

voluntarios
A doação pessoal é fundamental para a ação voluntária/Foto: Un Techo para mi País

Basicamente, para ser voluntário, é preciso apenas uma ferramenta: disposição para ajudar. O voluntário é um importante suporte para a construção de um novo contexto social e para a manutenção de práticas altruístas relacionadas ao bem estar comum.

“Considera-se serviço voluntário a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”. É o que diz o primeiro parágrafo da lei que acolher o trabalho voluntário, sancionada em 1998.

Atores sociais

Ser voluntário não depende de filiação à instituições ou organizações. O ator social pode fazer ações individualmente, sempre projetando uma melhoria para outras pessoas, segmentos e para a própria comunidade. Ao sentir as necessidades e dificuldade onde tem capacidade de interferir positivamente, o voluntário age no intuito de diminuir ou solucionar esses problemas.

Participando de campanhas, mobilizando grupos, apoiando projetos públicos e procurando organizações sociais que reforcem os ideais de desenvolvimento e qualidade de vida, o voluntário faz a sua parte pela sociedade.

O voluntariado não substitui o Estado nem exclui o trabalho remunerado, é na verdade uma movimentação independente que o organismo social pode exercer. "O voluntário é o jovem ou adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos…" (definição da ONU)

O “agente da transformação” pode ser identificado como um cidadão "comprometido com a sociedade, baseado na liberdade de escolha, promovendo um mundo melhor e um valor para toda a sociedade". Definição da IAVE (International Association for Volunteer Effort), que tem como objetivo incentivar o papel desses atores sociais.

Empresas e Coorporativas

Grandes coorporativas e empresas já otimizaram os beneficios do voluntariado e ampliam seus estímulos com novas tecnologias relacionadas. "Vinte e cinco anos atrás, a razão fundamental para o voluntariado corporativo foi desenvolvida – bom para a comunidade, bom para os empregados que se tornassem voluntários, bom para a empresa. Nesta época, elas já percebiam que o voluntariado tinha valor para a companhia – construindo uma imagem pública, construindo melhores relações com a comunidade, ajudando os empregados a desenvolverem novas habilidades, construindo uma força de trabalho mais comprometida, etc." Afirma o Dr. Kenn Allen, que já presídio a IAVE e conduziu a primeira pesquisa sobre o tema nos Estados Unidos em 1978.

"As empresas têm se tornado mais e mais focadas, elas têm procurado cada vez mais encontrar o benefício estratégico de suas atividades comunitárias, se seriam voluntariado, doação de dinheiro ou se comportar de uma maneira mais socialmente responsável", Diz Allen .

Profissionalização voluntária

A participação cidadã e responsável desses agentes ajuda a apaziguar algumas carências tão evidentes da sociedade. Engajados, conscientes e atuantes, os voluntários atuais acabam angariando responsabilidades e comprometimento, podendo fluir para a "profissionalização voluntária" e alçar novos objetivos, tornando-se mais presente e com ações permanentes dentro da sociedade.

O trabalho voluntário pode ser fortemente exercido dentro da sociedade, com pequenas ou grandes ações, onde todas irão impulsionar para um crescimento social e porque não, individual.

EcoD TV: Assista ao vídeo Construindo Um Projeto de Voluntariado.
 

 Veja alguns sites que podem ajudar você a criar um vínculo com o seu meio:

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital