Editorias / Juventude
HOME | Notícias | Severn Suzuki: A menina que calou o mundo continua lutando por ele

Juventude

08 de Dezembro de 2009

 

Severn Suzuki: A menina que calou o mundo continua lutando por ele

suzuki-capa.jpg
Com 12 anos Severn Suzuki alertou que o mundo precisava lembrar das crianças

Era 1992. Os líderes reuniram-se na cidade do Rio de Janeiro para a Eco/92, evento realizado para discutir os problemas ambientais e o papel de cada país no contexto, ainda utópico, do aquecimento global. Então, uma menina de 13 anos de idade, subiu no púlpito e falou. Severn Suzuki, representante da ECO, organização de crianças em defesa do meio ambiente calou o mundo com apenas algumas palavras.

Seu texto fala por si, mas pode ser resumido como um grito das crianças para os adultos. Se antes eles ensinaram às crianças a se comportar, a cuidar do meio ambiente, hoje deixam o mundo sem florestas, destroem a Camada de Ozônio e deixam animais entraram para os cruéis rankings da extinção.

“Hoje eu tenho medo de tomar sol por causa dos buracos na camada de Ozônio, tenho medo de respirar porque não sei quais substâncias químicas o estão contaminando” clamou Sevem para os líderes que assistiram calados ao discurso.

Passados quase 20 anos deste episódio, e com uma nova conferência sendo realizada, é tempo de refletir sobre o nosso papel no mundo. O que o mundo vai deixar para as crianças? O que estas crianças estão aprendendo com estes exemplos de descaso? “Eu desafio vocês: Façam suas ações refletirem as suas palavras” apela Severn que ganhou o prêmio anual das Nações Unidas para o Meio Ambiente do ano seguinte pelo seu discurso.

Presente

severn-suzuki-lit-big.jpgDepois de tanto tempo é triste perceber que as palavras de Severn Suzuki ainda são tão atuais. Ela mesma sabe disso. Sua caminhada em defesa do planeta não parou depois do seu discurso na cidade do Rio de Janeiro, Severn Cullis Suzuki tem sido ativa no trabalho da justiça ambiental e social desde então.

Hoje com 28 anos, Severn é uma ativista ambiental que possui voz ativa, que pode ser ouvida em diversos meios. Ela participou da série de televisão infantil "Suzuki's Naturequest", co-editou o livro "Notas de um Jovem Ativista Canadense" e ainda se aplicou em estudos sobre ecologia e biologia.

Severn é membro ativo do painel sobre Meio Ambiente das Nações Unidas, em suas palestras leva pelo mundo inteiro a importância de redefinir nossos valores, pensar no social, nos mais carentes, agir pensando nas consequências futuras e de ouvir as crianças. É dela também o projeto Skyfish, um site que incentiva a juventude a falar sobre seu futuro e adotar um estilo de vida sustentável.

Confira o discurso de Severn Suzuki, então com 12 anos, na ECO/92 no EcoD TV

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital