Editorias / Empresa Sustentável
HOME | Notícias | TED Arthur Potts Dawson: Uma visão para restaurantes sustentáveis

Empresa Sustentável

22 de Dezembro de 2010

 

TED Arthur Potts Dawson: Uma visão para restaurantes sustentáveis

capa.jpg

Se você já esteve na cozinha de um restaurante, pode ter visto quanta comida, água e energia são desperdiçados. Nesta palestra do TED, o Chef Arthur Potts Dawson compartilha sua visão pessoal para reduzir drasticamente o desperdício em restaurantes e supermercados.

Criador de dois restaurantes totalmente sustentáveis, o Acorn House e o Water House, ele lembra, durante a apresentação, o impacto que a produção, distribuição, comercialização, consumo e descarte dos alimentos causam no planeta.

“Há desperdício de tempo, há desperdício de espaço, há desperdício de energia e há desperdício de lixo. Em todos os empregos que eu trabalhei nos últimos cinco anos eu tenho tentado diminuir cada um destes elementos”, define.

Para isso, Dawson montou seus negócios utilizando pisos e cadeiras recicláveis, bancos reaproveitados com almofadas compradas em bazar, energia renovável, tintas de baixa toxidade, sistema de reaproveitamento de água, composteira, e até um pneu velho que foi virado do avesso e costurado e hoje abriga uma pequena laranjeira.

Na Water House todo o ambiente é aquecido e resfriado através de um sistema que utiliza água como material principal, dando fim ao ar-condicionado.

Já nos serviços oferecidos pelos restaurantes é possível escolher a quantidade de comida que será consumida para evitar o desperdício. Toda a sobra orgânica é triturada e desidratada, podendo ser armazenada e utilizada como adubo orgânico depois. Um minhocário ajuda a manter a horta do quintal saudável.

Seu mais novo empreendimento é o Supermercado do Povo – um supermercado totalmente sustentável e sem fins lucrativos que irá conectar as comunidades de Londres aos produtores rurais, comprometendo-os com o que estão levando para casa. “Eu estou tentando e eu vou fazer deste o supermercado mais sustentável do mundo, que é zero em desperdício de comida”, promete.

A base de tudo, reforça Dawson, é o ciclo fechado e contínuo que a natureza emprega em todas as suas atividades. “A natureza não cria lixo”, lembra. “Se não nos levantarmos e fizermos a diferença e pensarmos sobre alimentos sustentáveis, sobre a natureza sustentável deles, então podemos falhar.”

Por fim, o Chef defende a viabilidade dos negócios sustentáveis, lembrando que ele próprio já tem três deles e ainda tem outros nos planos.

“Eu acho que se reduzirmos, reutilizarmos, recusarmos e reciclarmos estaremos no nosso caminho. Eu creio que existem muitos problemas por vir, mas com ajuda, estou certo que encontraremos as soluções. Espero que todos participem”, conclui.

Assista à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital