Editorias / Vida e Saúde
HOME | Notícias | TED: Kamal Meattle fala sobre como gerar seu próprio ar fresco

Vida e Saúde

26 de Agosto de 2009

 

TED: Kamal Meattle fala sobre como gerar seu próprio ar fresco

ted.jpg
Tudo começou quando Meattle perdeu 70% de sua capacidade pulmonar e precisou de alternativas para continuar morando na cidade

Tudo começou quando Meattle se tornou alérgico ao ar de Nova Delhi, há 17 anos. Sua capacidade pulmonar havia baixado a 70% e suas condições de saúde eram graves. Com a ajuda do Instituto de Tecnologia da Índia (IIT) e do Instituto de Energia e Recursos (TERI) e com os conhecimentos da Agência Espacial Americana (NASA), eles descobriram que existem três plantas verdes básicas, comuns em todo o mundo, que podem gerar todo o ar puro para ambientes fechados do qual as pessoal precisam para se manterem saudáveis.

Eles ainda descobriram que se pode reduzir a quantidade de ar puro necessária no interior de um edifício mantendo o nível de qualidade de ar desses interiores. "Essas três plantas são: Palmeira Areca, Espada-de-São-Jorge e Dama do Lago ou Jibóia", informou Meattle.

Ele conta que a Palmeira Areca consegue eliminar o CO2 convertendo-o em oxigênio. Para que surge efeito, Meattle diz que são necessárias quatro plantas por pessoa que conviva naquele ambiente e informa quais os cuidados que deverão ser tomados com a espécie.

Já para a Espada-de-São-Jorge, o ativista diz que é preciso de seis a oito unidades por pessoa. A planta é conhecida como "planta de dormitório" por converter CO2 em oxigênio durante a noite.

A terceira espécie apresentada é a Jibóia, outra planta muito comum e que deve ser cultivada, de preferência, hidroponicamente. "Esta planta, em especial, elimina o formaldeído, e outra substâncias químicas voláteis", conta.

planta.jpg
Palmeira Areca, Espada-de-São-Jorge e Jibóia - três plantas comuns que podem melhorar a saúde dos ambientes fechados

Experiência prática

"Com estas três plantas, você pode gerar todo o ar puro de que necessita. De fato, se pusermos pessoas dentro de uma garrafa com a tampa fechada e com essas plantas dentro, elas não morreriam e não necessitariam de ar externo", conta. Ele informa que as espécies foram testadas em um edifício de Nova Deli – o local, que possui 4.645 m2 e 20 anos de existência, possui agora cerca de 1.200 destas plantas para 300 ocupantes. Os resultados da mudança foram sentidos rapidamente pelos frequentadores do local.

“Nossos estudos descobriram que existe uma probabilidade de 42% de que o oxigênio do sangue de um indivíduo aumente em 1% se permanecer dentro deste edifício durante 10 horas. O Governo da Índia descobriu e publicou um estudo que mostra que esse é o edifício mais saudável de Nova Delhi. E tal estudo mostra que, comparado com outros edifícios, há uma redução na incidência de irritações dos olhos em 52%, problemas respiratórios em 34%, dores de cabeça em 24%, deficiência pulmonar em 12% e asma em 9%", conta Meattle.

E os benefícios não foram vistos apenas na saúde. Ele conta ainda que a experiência foi capaz de demonstrar um aumento na produtividade humana em mais de 20% após a adoção dessas plantas. A demanda de energia também caiu em 15%, "como resultado de necessitar menos ar puro", afirma.

ted-2.jpg
As plantas ainda ajudaram a aumentar o rendimento das pessoas em 20% e reduziram o consumo energético em 15%

Novos testes

A experiência está sendo reaplicado em um edifício de 163 mil m2, que terá cerca de 60 mil plantas de interior. "Isso é importante também para o nosso meio ambiente, porque se espera que a demanda de energia no mundo cresça cerca de 30% na próxima década. Hoje em dia 40% da energia do mundo é consumida por prédios e pelos próximos 15 anos, 60% da população do mundo estará vivendo dentro de edifícios” afirma.

Meattle conclui a palestra com as palavras de Mahatma Gandhi: “seja a mudança que você quer ver no mundo”. Então, topa colocar mais verde dentro de casa e do trabalho?
 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital