Editorias / Biodiversidade
HOME | Notícias | Teeb dimensiona importância da biodiversidade para o setor de negócios

Biodiversidade

09 de Junho de 2010

Leia Também
 

Teeb dimensiona importância da biodiversidade para o setor de negócios

 pavan sukhdev coordena o teeb
Teeb é coordenado pelo economista sênior e coordenador das iniciativas relacionadas à economia ambiental do Pnuma, Pavan Sukhdev (à esq.)/Foto: Laurent Achedjian

Em maio deste ano, a cidade de São Paulo sediou o lançamento mundial preliminar do relatório intitulado A Economia de Ecossistemas e da Biodiversidade (Teeb, na sigla em inglês) - documento elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Na ocasião foram abordados os resultados de recentes análises sobre os custos e oportunidades da transição para uma economia de baixo carbono e empregos verdes.

O objetivo do Teeb é reunir experiências, conhecimentos e habilidades em nível mundial nos campos da ciência, economia e política de modo a permitir ações concretas e eficientes em resposta ao visível impacto causado pelas crescentes perdas da diversidade biológica. Os resultados finais do estudo serão apresentados em outubro, durante a décima Conferência das Partes da ONU sobre Biodiversidade (COP10), em Nagoya (Japão).

Coordenado pelo economista sênior e coordenador das iniciativas relacionadas à economia ambiental do Pnuma, Pavan Sukhdev, o Teeb foi lançado em resposta à proposta dos ministros de Meio Ambiente do G8+5 (Potsdam, Alemanha, 2007) para desenvolver uma análise global sobre o impacto econômico gerado pelas perdas da biodiversidade. O documento independente conta com apoio financeiro da Comissão Europeia, Alemanha, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia.

Baseado em um número considerável de pesquisas sobre fundamentos ecológicos, o Teeb comporta cinco relatórios para tomadores de decisão, administradores, empresas e negócios e para a sociedade civil. Listamos para você os principais dados destacados no relatório preliminar apresentado em maio no Brasil. São eles:

  •  Atualmente, mais de 60% de todos os ecossistemas do planeta estão ameaçados;
  •  Desse total, 35% são mangues e 40% florestas;
  •  A demanda por recursos naturais excede em 35% a capacidade
    do planeta Terra;
  •  Caso o ritmo atual dessa demanda for mantido, em 2030
    serão necessárias duas Terras para atendê-la;
  • Em 2000 e 2005, a devastação das florestas na América do Sul foi de 4,3
    milhões de hectares;
  • Do total de hectares devastados, 3,5 milhões foram registrados no Brasil;
  • O prejuízo anual com o desmatamento é de US$ 2,5 a 4,5 trilhões de dólares à economia global - o equivalente a jogar no lixo todo o PIB do Japão, o segundo maior do mundo. 

Acesse as versões preliminares do último Teeb em inglês e em espanhol:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital