Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Notícias | Telhados verdes serão implantados em casas do morro Dona Marta

Arquitetura e Construção

17 de Abril de 2009

 

Telhados verdes serão implantados em casas do morro Dona Marta

dona-marta.jpg
O projeto prova que a idéia pode ser implantada em qualquer lugar, independente da condição financeira/Foto: linkteck

As casas do morro Dona Marta ficarão mais verdes graças a um projeto da Secretaria municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Elas ganharão telhados verdes, que pretendem reduzir as partículas de poeira suspensas no ar e melhorar a sensação térmica dentro das residências. A técnica se baseia em revestir a laje com uma manta impermeabilizante, colocar terra e plantar gramas e outras espécies pequenas de plantas.

A proposta foi apresentada para os moradores locais no sábado, 11 de abril. Por enquanto, três residências foram selecionadas para participar do projeto piloto. A primeira delas deve ser inaugurada daqui um mês, na região da Faixa da Imperatriz. Até 2010, o projeto pretende implantar telhados verdes em 200 casas de várias favelas do Rio.

A técnica promete reduzir em cerca de 75% as partículas de poeira suspensas no ar, diminuir em até três graus centígrados a temperatura dentro das casas e ainda resgatar o habitat de aves que hoje não são mais vistas pela favela. Além das vantagens ambientais, a revitalização do espaço desses animais deverá impactar na saúde dos moradores, já que os pássaros comem as larvas dos mosquitos da dengue.

O projeto está sendo desenvolvido pela Fundação Parques e Jardins e contará com a participação da população, que receberá treinamento e aulas de educação ambiental para realizar a manutenção correta dos telhados.

Com informações do O Globo

Leia mais:

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital