Editorias / Energia
HOME | Notícias | "Tratam o etanol como coisa de terceiro mundo", afirma Lula

Energia

20 de Janeiro de 2010

 

"Tratam o etanol como coisa de terceiro mundo", afirma Lula

 usina de etanol em piracicaba (sp). a de juiz de fora converte o biocombust�el em eletricidade
Usina de etanol em Piracicaba (SP). A de Juiz de Fora converte o biocombustível em eletricidade/Foto: Department of Energy & Climate Change

Ao inaugurar na terça-feira, 19 de janeiro, a primeira termoelétrica do mundo com capacidade de produzir energia a partir do etanol, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar maior responsabilidade dos países ricos a respeito da redução das emissões de gases-estufa.

No evento realizado em Juiz de Fora (MG), Lula também criticou a visão das nações desenvolvidas em relação aos biocombustíveis. "Por enquanto, eles tratam o etanol como coisa de um país de terceiro mundo, como se fosse uma coisa do Brasil", lamentou.

Lula acrescentou que o combustível brasileiro, extraído da cana de açúcar, é bem mais viável do que o dos norte-americanos, à base de milho. Na opinião do presidente, o mundo desenvolvido terá que "entrar na questão do etanol" caso queira diminuir as emissões de gases causadores de efeito estufa.

Para o gerente executivo de Operações e Participações em Energia da Petrobras, Alcides Santoro, a nova usina pode ser considerada totalmente flex. "Posso passar do gás para o álcool e do álcool para o gás instantâneamente. Essa conversão é a primeira do mundo, é a primeira vez que se gera energia elétrica a partir do etanol", destacou.

Hidrelétrica em plataforma

O presidente Lula informou que o Brasil apresentará em breve um novo modelo de hidrelétrica, que usará o conceito das plataformas submarinas de petróleo.

“Logo, logo, vamos apresentar uma novidade para o Brasil, que é a hidrelétrica em plataforma. Vamos utilizar a mesma tecnologia da plataforma da Petrobras, em que a gente vai desmatar a área apenas para produzir a hidrelétrica, depois vai reflorestar tudo outra vez, e os trabalhadores irão de helicóptero e ficarão 14 dias, como na Petrobras, e depois o helicóptero vai buscar. É para a gente dar o exemplo para o mundo em relação às hidrelétricas”.

Com informações da Agência Brasil e UOL

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital