Editorias / Universidades
HOME | Notícias | Triciclo elétrico desenvolvido por universitários brasileiros é premiado

Universidades

02 de Abril de 2009

 

Triciclo elétrico desenvolvido por universitários brasileiros é premiado

trivia.jpg
O triciclo elétrico não emite gases poluentes e ainda permite que o condutor se exercite/Foto: Divulgação

Um triciclo elétrico desenvolvido por estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) conquistou o prêmio iF Concept Award 2009. Pouco maior que uma moto, o veículo tem lugar para uma pessoa e inclui bagageiro, assento, iluminação, ar condicionado e abrigo contra chuva, vento e pó. Um motor elétrico aciona a roda dianteira e um sistema de pedais funciona como uma máquina de “step”, o que torna o veículo isento de emissões de poluentes.

Desenvolvido pelos estudantes de design Felipe Degasperi Aranega, Felipe Andretta Costacurta e Sergio Tadeu Almeida, o projeto foi parte de um trabalho de graduação do curso de Desenho Industrial. Eles concorreram com 3.200 trabalhos de 39 países e foram um dos cem projetos premiados.

Os estudantes se dizem surpresos com o prêmio. “Alimentávamos algumas expectativas por acreditar que o resultado realmente resolveu as propostas do projeto, mas não muitas, já que o ramo de transportes é extremamente concorrido”, afirma Felipe Aranega. “O prêmio foi uma feliz surpresa”, revela.

Para os criadores, o triciclo não é apenas um veículo com uma proposta ecológica. “O Trivia pretende ser uma revolução contra o sedentarismo e o desperdício de tempo e espaço causado pelos veículos atuais”, afirma Aranega.

A expectativa é que com a conquista do prêmio o projeto seja bem aceito por possíveis fabricantes. “Tivemos a preocupação de aplicar tecnologias novas, porém, já conhecidas e testadas em outros veículos ou produtos. Muitas das soluções já estão no mercado e funcionando bem”, diz Aranega.

Brasileiros premiados

Outros três projetos brasileiros também foram premiados no iF Concept Award 2009. Os estudantes Daniel da Silva Scarpim, Fernando Pretti e Rafael Aoki, da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban), ganharam com o trabalho Ballesta. Jairo da Costa Junior, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi premiado com o projeto HEROes. Já André Guerra, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), venceu com o projeto Nômade.

iF Concept Award

O iF Concept Award é um desafio para jovens criadores de todo o mundo. Estudantes de design, arquitetura, engenharia e marketing, além de profissionais recém-formados dessas áreas, são convocados a participar da competição. Considerado um dos prêmios mais prestigiados pelos designers europeus, o iF Concept Award exerce um influente papel entre designers e a indústria internacional.

Como nos anos anteriores, os projetos brasileiros tiveram apoio do Programa Design & Excellence Brazil (DEBrazil), que organiza e efetua as inscrições e seleciona os projetos com maiores chances de receber o prêmio.
 

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD